PUB

É já este domingo que se cumpre a 105.ª edição da Liège-Bastogne-Liège, um dos cinco “Monumentos” do ciclismo, junto com a Milano-Sanremo, a Volta à Flandres, a Paris-Roubaix e a Volta à Lombardia.

© Getty Images

Organizada pela primeira vez em 1892, esta prova também conhecida por “La Doyenne” (A Velha Senhora), é uma das mais antigas da história da modalidade. Por acontecer em finais de abril, na região belga das Ardenas, é comum dizer-se que esta é a última das “Clássicas da Primavera”.

PUB

A Liège-Bastogne-Liège é considerada uma das provas de um dia mais difíceis do mundo devido à sua distância e percurso exigente e por vezes marcado por condições atmosféricas adversas. Ao contrário de outras clássicas, a dificuldade para o pelotão não advém dos setores de empedrado, mas sim das subidas. Depois de vários anos a partir de Ans, o percurso foi alterado e o pelotão sai do centro de Liège, rumo a Bastogne, próximo da fronteira com o Luxemburgo, para regressar novamente a Liège.

Pelo caminho, os ciclistas enfrentam uma dúzia de curtas, mas duras subidas, entre as quais se destacam os emblemáticos Côte de Saint-Roch, Côte de Stockeu, Côte de la Redoute, Côte de Wanne ou o Côte de la Roche aux Faucons, uma rampa com uma extensão de 1.5 km e uma inclinação de 9.9%. Será a última antes da meta, este ano, situada no centro da cidade de Liège, com um final plano ideal para sprinters. Ao todo, o pelotão terá de cumprir 256 km.

© Karenn EDWARDS

Ao longo de 104 edições de história, contam-se vencedores como Léon Houa, Moreno Argentin, Alejandro Valverde ou Eddy Merckx, o super-campeão belga que detém um recorde de cinco vitórias, obtidas em 1969, 1971, 1972, 1973 e 1975.

No ano passado, o luxemburguês Bob Jungels (Quick-Step Floors) isolou-se a 19 km do final e não mais olhou para trás cortando a meta com uma vantagem de 37 segundos para o rival mais direto.

O pelotão de 2019 conta novamente com grandes estrelas. Na lista de pré-inscritos encontramos nomes como os de Bob Jungels, Alejandro Valverde, Nairo Quintana, Romain Bardet, Vincenzo Nibali, Tom Dumoulin, Julian Alaphilippe, Philippe Gilbert, Adam Yates, Michal Kwiatkowski ou Thomas Geraint. Entre os portugueses contam-se os nomes de Rui Costa, José Gonçalves e Rúben Guerreiro.

Acompanhe a Liège-Bastogne-Liège, um autêntico “Monumento” ao ciclismo, este domingo, 28 de abril, em direto no Eurosport 1, a partir das 13:00. Os comentários ficam a cargo de Luís Piçarra, Paulo Martins e Olivier Bonamici.

PUB