Kate Courtney conquistou o quinto lugar em casa, em Snowshoe, atrás da vencedora Pauline Ferrand-Prévot o que lhe permitiu conquistar a primeira Taça do Mundo de XCO, com a lenda suíça, Nino Schurter, a conquistar o seu sétimo título masculino.
Foi uma luta taco a taco, entre a Courtney e a tetra campeã do mundo, Jolanda Neff, durante toda a temporada rumo à corrida final de 2019, no entanto, a ciclista suíça cedo ficou para trás, enquanto Courtney geriu o esforço, de forma a ficar com o grupo principal à vista.
Ferrand-Prévot entrou na corrida, após excelente exibição em Mont-Sainte-Anne, onde segurou Neff conseguindo o seu segundo ouro na carreira e parecia estar em ótima forma novamente, perseguindo a holandesa Anne Terpstra.
Ela fez uma ultrapassagem audaciosa na subida da última volta a Terpstra e garantiu a vitória dando quatro segundos de distância à britânica Annie Last, em terceiro lugar e Courtney cruzou a linha de meta em quinto, que lhe permitiu conquistar o título a apenas 30 pontos de Neff, que só conseguiu terminar em 11º.
Ferrand-Prévot, 27 anos, disse: “Na última volta eu estava 10 segundos atrás, mas nunca desisti e voltei. Não fui tão forte nas duas primeiras corridas, por isso, o terceiro lugar no ranking geral é um bom resultado. Nunca imaginei que o ano me corresse tão bem e tenho orgulho de mim mesma. “
Courtney, 23 anos, revelou: “Em qualquer corrida é possível cometer um grande erro e é preciso lutar por qualquer lugar. Hoje tive de correr o mais duro que consegui e esperar que fosse o suficiente. Esta vitória significa muito para mim”.
Depois do holandês Mathieu van der Poel ter decidido não disputar a última corrida masculina, esta acabou por ser uma mera formalidade para Nino Schurter na senda pelo sétimo título, pois começou forte antes de furar, para deixar o brasileiro Henrique Avancini na frente, sozinho e debaixo de altas temperaturas.
Avancini foi diminuindo o ritmo e Schurter voltou a entrar na corrida, estabelecendo um emocionante confronto com o seu compatriota Lars Forster, que lutou com uma lesão no joelho, para terminar a temporada em alta, conseguindo distanciar-se de Schurter, para a sua primeira vitória na Taça do Mundo, com o francês Maxime Marotte em terceiro.
Forster, 26 anos, acrescentou: “Senti ontem que hoje me ia acontecer algo de bom. Terminar com esta vitória é incrível. Consegui ir melhorando aos poucos, após o acidente em Albstadt”.
Schurter, 33 anos, que conquistou o oitavo título no Campeonato do Mundo, no fim de semana passado, no Canadá, estava muito entusiasmado: “Foi muito bom ver Lars a vencer. Ele mais do que mereceu após uma temporada difícil. Estou muito feliz por vencer a geral. Foi uma temporada insana, novamente. “
Classificações do UCI Mountain Bike World Cup XCO – Mulheres:
1. Kate Courtney USA 1772 points
2. Jolanda Neff SUI 1742
3. Pauline Ferrand-Prévot FRA 1575
4. Anne Terpstra NED 1480
5. Rebecca McConnell AUS 1217
Classificações do UCI Mountain Bike World Cup XCO – Homens:
1. Nino Schurter SUI 1995 points
2. Mathieu van der Poel NED 1649
3. Henrique Avancini BRA 1565
4. Mathias Flueckiger SUI 1348
5. Jordan Sarrou FRA 1097