Kate Courtney, dos EUA, e Mathias Flückiger, da Suíça, foram os vencedores na categoria de elites, na primeira ronda da taça do mundo Mercedes-Benz UCI XCO, em Albstadt, na Alemanha.

© Red Bull Content Pool

Na corrida feminina, a atual detentora do título, Jolanda Neff, e a campeã do mundo UCI, Kate Courtney, protagonizaram uma luta aguerrida desde o início.

Uma queda incomum de Neff levou Courtney a pressionar e a puxar fortemente na frente.

© Red Bull Content Pool

A americana, de 23 anos, comemorou a sua primeira vitória na elite do Campeonato Mundial XC e a primeira conquista no XCO feminino da América em 20 anos.

© Red Bull Content Pool

Neff ficou em segundo lugar, enquanto Yana Belomoina, vencedora da geral em 2017, largou da quarta linha da grelha, mas conseguiu o terceiro lugar.

© Red Bull Content Pool

Kate Courtney disse: “Este título significa tudo, no ano passado, nos Campeonatos do Mundo foi uma grande surpresa e um sinal de que eu poderia chegar ao topo. Estou feliz por começar a temporada com uma corrida forte e espero ficar perto da frente ao longo do ano. Espero conseguir prolongar este momento”.

© Red Bull Content Pool

Na corrida masculina de elite, uma chuva torrencial encheu a pista de água, tornando-a uma das mais difíceis condições que o pelotão XCO enfrentou.

© Red Bull Content Pool

O atual campeão Nino Schurter atacou cedo ao lado do seu companheiro de equipa Lars Forster, que devido a uma queda, teve que ser transportado para o hospital, para fazer exames no joelho.

© Red Bull Content Pool

Schurter foi controlado pelo pelotão e foi o seu compatriota Mathias Flückiger quem conseguiu a primeira posição.

© Red Bull Content Pool

Flückiger conquistou a sua segunda vitória na carreira à frente da sensação de ciclo-cross Mathieu van der Poel, que deixa Albstadt com a camisola de líder de pontos. Jordan Sarou completou o pódio.

© Red Bull Content Pool

Mathias Flückiger disse: “Comecei mal e minha corrente partiu nos primeiros 50 metros. Não fui ao limite no inicio e pude impor o meu ritmo. Eu nunca tive que ultrapassar o meu limite, mas andei sempre ao máximo. Foi muito louco! Tive muita paciência, que foi provavelmente a chave, estou muito feliz por esta vitória. ”

Resultado elite do XCO feminino:

© Red Bull Content Pool

1. Kate Courtney EUA 1:26:03
2. Jolanda Neff SUI 1:26:52
3. Yana Belomoina UKR 1:27:34

Resultado de elite XCO masculino:

© Red Bull Content Pool

1. Mathias Flückiger SUI 1:23:54
2. Mathieu van der Poel NED 1:24:26
3. Jordan Sarrou FRA 1:24:27

© Red Bull Content Pool

A 2ª etapa da Taça do Mundo de XCO vai ser realizada em Nove Mesto na República Checa a 24 de maio.

Deixar uma resposta