A Equipa Portugal terá três corredores em ação na primeira jornada do Campeonato da Europa de Ciclismo de Estrada, amanhã, em Alkmaar, Holanda.

São os juniores os primeiros a vestir as cores nacionais, competindo no contrarrelógio de 22,4 quilómetros, num percurso comum aos exercícios individuais de todas as categorias, de juniores a elite.

A primeira corrida com representação nacional é o contrarrelógio de juniores femininas, marcado para as 8h00, com Daniela Campos presente na lista de partida. Às 10h15 arranca o contrarrelógio de juniores masculinos, no qual participarão Daniel Dias e Diogo Narciso.

A delegação nacional começou ontem a instalar-se nos arredores de Alkmaar e, na manhã desta terça-feira, os ciclistas que vão participar nas provas de contrarrelógio reconheceram o percurso, sob supervisão dos selecionadores nacionais, José Poeira e Ana Rita Vigário.

“É um percurso completamente plano, sem grandes dificuldades técnicas. Pelo que pudemos ver hoje, o vento deverá ser um elemento crucial, pois o contrarrelógio desenrola-se em território desabrigado e sujeito ao vento. Tendo em conta que o percurso muda algumas vezes de direção, é previsível que, ao longo da prova, os corredores apanhem vento de frente, lateral e de trás, consoante o troço do circuito em que encontrem”, explica José Poeira.

Ana Rita Vigário está confiante na capacidade de Daniela Campos. “Ela é júnior de primeiro ano e está prova será importante para percebermos de que forma ela se posiciona em relação às melhores juniores da Europa. Sabemos que está em boa forma e que o percurso lhe agradou, o que é muito motivador para a corrida”, considera a selecionadora nacional de ciclismo feminino.

José Poeira espera “um bom desempenho de Daniel Dias e Diogo Narciso, dois corredores com caraterísticas para este tipo de provas, mas que vão aqui encontrar uma concorrência muito forte”.

A hora exata de partida dos corredores só será conhecida hoje, ao final da tarde, após a reunião dos diretores desportivos, marcada para as 19h00 locais.

Agenda da Equipa Portugal:

7 de Agosto

8h00: Contrarrelógio Juniores Femininas, 22,4 km – Daniela Campos

10h15: Contrarrelógio Juniores Masculinos, 22,4 km – Daniel Dias e Diogo Narciso

8 de Agosto

9h45: Contrarrelógio Elite Feminina, 22,4 km – Daniela Reis

11h45: Contrarrelógio Sub-23 Masculinos, 22,4 km – André Carvalho e Jorge Magalhães

9 de Agosto

8h00: Prova de Fundo Juniores Femininas, 69 km – Daniela Campos

11h00: Prova de Fundo Sub-23 Femininas, 92 km – Maria Martins

15h00: Prova de Fundo Juniores Masculinos, 115 km – César Costa, Daniel Dias, Diogo Narciso, João Carvalho, João Macedo e Pedro Silva

10 de Agosto

8h00: Prova de Fundo Sub-23 Masculinos, 138 km – André Carvalho, Francisco Campos, Iuri Leitão, Jorge Magalhães, Miguel Salgueiro e Tiago Antunes

12h00: Prova de Fundo Elite Feminina, 115 km – Daniela Reis

11 de Agosto

10h30: Prova de Fundo Elite Masculina, 172,6 km – César Martingil e Rui Oliveira

Deixar uma resposta