O mês de julho vai ser uma festa para os mais jovens ciclistas do país, que participarão em quatro grandes eventos, que irão envolver mais de mil participantes, entre os 5 e os 18 anos.
Os primeiros a entrar em liça são os mais velhos, já neste fim de semana. O pelotão júnior, com cerca de 150 corredores, disputa o Grande Prémio do Minho, entre sexta-feira e domingo. A prova terá três etapas, tendo como sede os concelhos de Guimarães, Melgaço e Vieira do Minho.
O evento de maior dimensão, aquela que pode ser considerado a grande festa do ciclismo de formação, é o Encontro Nacional de Escolas, que juntará cerca de 750 participantes, entre os 5 e os 14 anos, em Almeirim, nos dias 14 e 15 de julho.
O Encontro Nacional de Escolas é o culminar de uma época desportiva, aliando as corridas com o convívio e as brincadeiras, num espírito de integração e de partilha de experiências sem paralelo no ciclismo nacional
O ano de 2018 marca a estreia de uma nova iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Encontro Nacional da Juventude, que irá decorrer em Anadia – entre o Centro de Alto Rendimento e a Academia Nacional de Ciclismo -, em dois períodos, de 17 a 19 e de 23 a 25 de julho.
O Encontro Nacional da Juventude vai juntar cerca de 60 ciclistas nascidos em 2004. Os jovens, que estão em idade de transição entre as escolas e a competição, terão acesso a um programa de três dias que incluirá sessões práticas e teóricas sobre as diferentes vertentes de ciclismo, preparação física, tecnologia aplicada ao treino, mecânica, comunicação e um treino de conjunto com ciclistas de elite.
O mês encerra com a Volta a Portugal de Cadetes Liberty Seguros, entre 27 e 29 de junho. São esperados cerca de 130 corredores, que vão percorrer 234,3 quilómetros, distribuídos por três etapas. A primeira começa em Castelo Branco e termina em Abrantes, a segunda tem partida e chegada em Alenquer e a terceira começa e termina em Torres Vedras.