Jovens lançam Bike Postal, a primeira empresa de estafetas de bicicleta em Portimão

524

Jorge Mourinho, de 32 anos, frequentou o curso de Engenharia Topográfica e trabalhava na área, até à paragem das obras da EN125, em abril. Michael Vieira, de 31 anos, nasceu na África do Sul e é arquiteto com (muito) pouco trabalho. Ambos têm em comum o gosto pelas bicicletas e por tudo o que a elas está associado, como o estilo de vida que proporcionam.

Vai daí, resolveram lançar em Portimão a primeira empresa de estafetas de bicicleta no Algarve, a Bike Postal.

«Já tínhamos visto este tipo de serviço lá fora e em Lisboa. Sempre achei que este serviço seria útil numa cidade como Portimão e arredores, numa zona relativamente plana e com bastantes dificuldades de trânsito e de estacionamento», explicou Jorge Mourinho ao Sul Informação.

A ideia de negócio foi lançada há um mês e só há cerca de quinze dias o duo de ciclistas começou a divulgar os serviços da Bike Postal. «Para já estamos a ver a receptividade, divulgando o serviço entre as empresas de Portimão, de Alvor, da Praia da Rocha, que serão as nossas zonas de atuação», diz Michael Vieira. «A pouco e pouco, vamos divulgando. 50% das pessoas com quem falámos mostraram-se disponíveis para usar os nossos serviços», acrescentou.

«Nós temos uma vantagem: é que vamos buscar o material a entregar à empresa e vamos entregar diretamente ao seu destino, rapidamente, em segurança e sem intermediários», acrescenta Jorge Mourinho.

Tanto Jorge como Michael são fãs e utilizadores frequentes da bicicleta. «Atualmente, só uso o carro para ir surfar. Desde que larguei o carro que me tenho apercebido como é fácil andar de bicicleta em Portimão», sublinha Jorge Mourinho. Aliás, uma das razões da criação da Bike Postal é exatamente mostrar que «é possível e até é mais fácil usar a bicicleta numa cidade como a nossa, não como desporto, mas como meio de transporte habitual», acrescenta.

Michael Vieira, aplicando o seu olho de arquiteto à cidade, frisa que em Portimão deveria haver mais ciclovias, sobretudo mais zonas em que o trânsito de pessoas e de bicicletas estivesse separado dos automóveis. «A V3 e a V6 deviam ter ciclovias. A utilização da bicicleta é cómoda e mais limpa. Só traz vantagens às cidades, em termos de retirar pressão sobre o trânsito e o estacionamento, e no que diz respeito ao ambiente. Por isso, uma cidade como Portimão, que é relativamente plana, devia apostar mais na criação de ciclovias».

«Ambientalmente é um serviço excelente. Temos como missão ajudar as empresas a serem mais ecológicas e sustentáveis, e a cidade a ser mais limpa», explica Jorge Mourinho.

Mostrando que o seu amor à bicicleta vai muito para além da ideia de negócio, Jorge e Michael são também os impulsionadores do movimento Portimão Cycle Chic, que pretende divulgar a bicicleta como meio de transporte normal. Para isso, já promoveram, no sábado passado, um primeiro passeio entre Portimão e Alvor (ida e volta = 20 quilómetros), que reuniu cerca de 40 pessoas. E mais passeios se seguirão.

Quanto à sua ideia de negócio, o serviço da Bike Postal funciona exclusivamente em Portimão, desde a cidade até Alvor, incluindo a Praia da Rocha, entre as 9h00 e as 18h00.

As tarifas variam entre os 2 e os 8 euros, consoante a urgência da entrega. Como as deslocações são efetuadas de bicicleta, os objetos a transportar não podem pesar mais do que quatro quilos, nem deverão ocupar mais espaço do que quatro dossiês A4.

Nesta primeira fase, Jorge e Michael querem que toda a gente tenha a oportunidade de experimentar o serviço e ver as vantagens que ele tem: «rapidez, preço e comodidade». Para isso, têm uma campanha de lançamento, onde oferecem uma entrega. Para usar a promoção, basta ir ao site e deixar os seus contactos no formulário que lá se encontra e eles entrarão em contacto para agendar as entregas.

Pode ainda contactá-los através do Facebook ou pelo email info@bikepostal.com.

Para que o serviço da Bike Postal, que já está a funcionar, possa arrancar a 100%, os dois jovens empreendedores só estão à espera que cheguem as mochilas que encomendaram na Alemanha. Mas já os pode ver pelas ruas de Portimão, Alvor e Praia da Rocha, a fazer entregas de forma rápida, fácil, e ambientalmente responsável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome