Segunda etapa de La Leyenda de Tartessos de BH ‘Huelva desperta os seus sentidos’ com partida e chegada em El Granado, junto à fronteira portuguesa. Atmosfera magnífica na manhã fresca da cidade andeval que acabou por dar as boas-vindas à rodada tartessiana.
Um percurso muito diferente do dia da inauguração. 65 quilómetros e uma descida de cerca de 1.500 metros com subidas e descidas contínuas que, segundo as caras e comentários dos participantes, têm feito as delícias dos riders.
Na categoria Elite masculina, o dia deixou clara a autoridade da Equipe BH Coloma. Com a segunda vitória do catalão Jofre Cullell, desta vez no sprint à frente de José Dias e de Leonardo Páez.
Na categoria Elite masculina, o dia deixou clara a autoridade do BH Coloma Team com a segunda vitória do catalão Jofre Cullell. Desde os primeiros metros, um grupo formado pelos alunos de Coloma, David Valero, Jofre Cullell, Catriel Soto e Alberto Barroso, juntamente com o colombiano Leonardo Páez e o português José Dias impuseram um ritmo elevado, o que os fez avançar alguns metros com respeito ao resto dos corredores.
Esta tendência manteve-se durante grande parte do palco. Assim, o piloto argentino da BH ultrapassou o checkpoint localizado a meio da corrida na primeira posição, com Alberto Barroso colado ao volante. O homem de Huelva mostra o seu grande talento e o magnífico estado de forma em que se encontra.
A poucos quilómetros do final, Cullell acelerou o ritmo e ganhou alguns metros. Um ritmo que Dias e Páez seguiram, não sem esforço. Os três enfrentaram a linha de chegada e disputaram a etapa de sprint, onde graças à sua força física o catalão conquistou a vitória na segunda etapa.
Na categoria feminina, quem é intratável é Janina Wust. A suíça liderou a prova desde os primeiros metros e já no quilômetro 30, sua diferença foi de mais de três minutos em relação à segunda, a sueca Terese Andersson e quase cinco com a italiana Debora Piana. Atrás, a italiana Constanza Fasolis, a La Rioja do BH Rocío del Alba García e a holandesa radicada nas Canárias, Tessa Kortekaa, que com uma evolução magnífica, deixou as companheiras para trás e foi subindo de posição.
Para o segundo dia, Wust cruzou a linha de chegada na primeira posição, cumprindo as previsões de favorito, com Kortekaas segundo na segunda posição e Andersson completando o pódio.
O terceiro dia de A Lenda dos Tartessos de BH ‘Huelva eleva os seus sentidos’ acolhe a etapa rainha. Um total de 92 quilômetros começando e terminando na cidade de Valverde del Camino e quase 2.500 metros de desnível. Paisagens espetaculares e enclaves únicos aguardam os ciclistas. As duas jornadas nas pernas vão cobrar o seu preço e ainda nada está decidido na classificação.