José Dias e Ana Rita Vale venceram em elites o o 18º BTT XCO – ACRAP, última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros disputada em Proselo (Arcos de Valdevez). João Rocha e Marta Branco (juniores), Ruben Nunes (masters 30), José Magalhães (masters 40), João Araújo (masters 50), Vinício Rodrigues e Raquel Queirós (cadetes), Gonçalo Magalhães e Ana Santos (juvenis), João Martins e Mariana Líbano (infantis), David Ferreira e Mariana Magalhães (iniciados), Rui Sabino e Leonor Silva (pupilos-benjamins) e Paulo Fontinhas (promoção) foram os vencedores das restantes categorias.
Realizado nas imediações do campo de futebol da ACRAP, em Prozelo, o 18º BTT XCO ACRAP foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ACRAP – Associação Cultural e Recreativa Amadora Proselense, contando com a participação de centena e meia de atletas.
José Dias (Seissa/MGB Bikes/Matias & Araújo/Frulact) venceu pelo segundo ano consecutivo a prova em elites masculinas, relegando para o segundo lugar Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima), que revalidou o título de Campeão do Minho, e Filipe Ramos (ASC / FocusTeam – Vila do Conde) para a terceira posição.
Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima) venceu em elites femininas pela sétima vez consecutiva, sagrando-se Campeã do Minho, sendo secundada por Leandra Gomes, também do Batotas / Ponte de Lima, enquanto que na terceira posição se classificou Ana Ramalho (BTT Matosinhos).
O campeão nacional e minhoto na categoria de juniores, João Rocha (Rodabike / ACRG / Gondomar), venceu na prova decisiva para atribuição do título de Campeão do Minho, com Tiago Fernandes (Seissa/MGB Bikes/Matias & Araújo/Frulact) a ser relegado para o segundo lugar mas a garantir, ainda assim, os pontos necessários para se sagrar Campeão do Minho em juniores. António Azevedo (Seissa/MGB Bikes/Matias & Araújo/Frulact) foi o terceiro classificado, com o mesmo tempo do seu colega de equipa.
A campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal de XCO, Marta Branco (ASC / FocusTeam – Vila do Conde) dominou e venceu em juniores femininas sagrando-se também ela campeã minhota, ficando Débora Figueiredo (Seissa/MGB Bikes/Matias & Araújo/Frulact) na segunda posição.
Em masters 30, Ruben Nunes (ASC / Focus Team – Vila do Conde) regressou em Proselo aos triunfos, sagrando-se vencedor do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros, ficando na segunda posição Pedro Marques (Maiatos / Reabnorte / BikeZone) e na terceira posição Manuel Lopes (ASC / Focus Team – Vila do Conde).
José Magalhães (ASC/Focus Team-Vila do Conde) venceu em master 40, enquanto Mário Fernandes (Rodabike / ACRG / Gondomar) e Carlos Araújo (BTT Matosinhos) terminaram o 18.º BTT XCO ACRAP, respetivamente, no segundo e terceiro lugares.
João Araújo (JUM – Sanitop – KTM) foi o melhor no escalão de masters 50, seguindo-se na classificação Vítor Santos (ASC / Focus Team – Vila do Conde) e Mário Cruz (JUM – Sanitop – KTM).
Vinício Rodrigues (Seissa/MGB Bikes/Matias & Araújo/Frulact) triunfou no escalão de cadetes, secundado pelo seu colega de equipa Hélder Gonçalves, enquanto Tiago Sousa (ASC / Focus Team – Vila do Conde) foi o terceiro classificado. Em femininos, Raquel Queirós (ASC/Focus Team-Vila do Conde) manteve a hegemonia dos triunfos com o pleno de nove vitórias em outras tantas provas do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros. A sua colega de equipa Jéssica Costa ficou na segunda posição, deixando a terceira posição do pódio para Celina Faria (JUM – Sanitop – KTM).
Em juvenis, Gonçalo Magalhães e Ana Santos ambos da ASC/Focus Team-Vila do Conde sagraram-se vencedores do 18.º BTT XCO ACRAP enquanto João Martins (Seissa/MGB Bikes/Matias & Araújo/Frulact) e Mariana Líbano (ASC/Focus Team-Vila do Conde) venceram em infantis, David Ferreira (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics ) e Mariana Magalhães (ASC/Focus Team-Vila do Conde) em iniciados e Rui Sabino (CRC / Garbo / Vegas Cosmetics) e Leonor Silva (Tomatubikers / Toyota-Macedo & Macedo ) em pupilos/benjamins. Na categoria de promoção, o melhor foi Paulo Fontinhas.
A vitória coletiva (competição) no 18.º BTT XCO ACRAP foi da ASC / Focus Team-Vila do Conde, ficando na segunda posição a equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias e Araújo/Frulact e na terceira a Batotas / Ponte de Lima.
A equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact foi a vencedora coletiva nos escalões de escolas com a BMC / SRAM / Póvoa de Varzim a assegurar o segundo posto e a ASC / Focus Team-Vila do Conde o terceiro.
O 18º BTT XCO – ACRAP teve o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Junta de Freguesia de Proselo, Instituto Português da Juventude, Federação Portuguesa de Ciclismo, MAPFRE | Seguros, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe e Bike Magazine (revista oficial).
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2016, agendada para o dia 10 de dezembro (Centro Cultural Vila Flor – Guimarães), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2016 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.