A União Europeia de Ciclismo (UEC) homenageou, em Odense, Dinamarca, durante o 34.º Congresso da instituição, o dirigente português José Diogo Calado, atribuindo-lhe o título de Sócio de Mérito.
A distinção surge poucas semanas depois de José Diogo Calado ter também recebido o título de Vice-Presidente Honorário da Federação Portuguesa de Ciclismo. Na base do reconhecimento da instituição europeia e da nacional estão os mesmos factos: a dedicação à modalidade de José Diogo Calado, que, durante as últimas décadas, assumiu cargos dirigentes na Associação de Ciclismo de Lisboa, na Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo e no Conselho de Arbitragem da Federação.
José Calado foi um dos impulsionadores do grande crescimento que o ciclismo de pista viveu em Portugal no último decénio, assumindo a organização dos Campeonatos da Europa e do Mundo que se realizaram no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. A competência na direção destas corridas, em estreita ligação com a UEC, foi reconhecida pela entidade responsável pelo ciclismo na Europa.
O Congresso realizado, neste domingo, foi também aproveitado para a apresentação do Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que irá realizar-se no concelho de Anadia, no próximo verão.
Entre 30 de junho e 3 de julho disputam-se os Europeus de XCO, XCR e XCE. De 6 a 10 de julho é a vez do Campeonato da Europa de Estrada, que tem como novidade a realização, pela primeira vez nas categorias etárias mais jovens, do contrarrelógio misto, dia 6. O programa dos Europeus termina com as competições de pista, entre 14 e 19 de julho.
Na apresentação ao Congresso, a delegação portuguesa deu a conhecer aspetos gerais e turísticos do concelho de Anadia, mas também as primeiras informações técnicas sobre as corridas que, durante três semanas, farão de Anadia a capital europeia do ciclismo.