A pitoresca vila da Lousã recebeu no passado fim-de-semana, aproximadamente 400 atletas para a 18ª Edição da Avalanche Licor Beirão.

Este ano, a maior prova em “massa” da Península Ibérica contou mais uma vez com um traçado rápido na sua parte inicial, seguida de “single-tracks” bastante técnicos em direção à meta, já no centro da vila.

José Borges da Miranda Factory Team completou a descida que liga o Trevim (1200m) ao Parque Municipal de Exposições com o tempo de 19m33s, seguido de Francisco Pardal na segunda posição e o atleta madeirense Daniel Pombo na terceira posição, numa corrida que contou com cerca de 350 participantes.

Vídeo da partida da Avalanche Licor Beirão 2019:

José Borges demonstrou o seu atual momento de forma ao carimbar a vitória na prova principal. Depois dos títulos nos Campeonatos Nacionais de Enduro e Downhill, a vitória na Mega Avalanche em França e as boas prestações no EWS, o atleta Miranda Factory Team garantiu a sua quarta vitória nesta competição (terceira consecutiva). Satisfeito, Borges comentou: “Penso que termino da melhor forma esta temporada. Foram muitas as corridas, já sinto alguma fadiga física, no entanto este era um dos meus objetivos. Tentei poupar-me ao máximo para atacar nas zonas mais técnicas. Dei tudo numa pequena subida e ganhei distância para os mais diretos adversários. Este ano não foi tão fácil como em anos anteriores”.

© Louzanpark / João da Franca

Ainda nesta categoria, o jovem lousanense Gonçalo Bandeira viria a garantir o 4º lugar da classificação geral. Estando sempre na luta pelo pódio final, Bandeira viria a perder o lugar mais baixo do pódio, já na ligação por estrada até à linha de meta. “Foi um grande fim-de-semana entre amigos. Na corrida vinha bastante bem, consegui manter-me ao longo de toda a descida no grupo da frente, no entanto aqui no final acabei por quebrar um pouco”.

© Louzanpark / João da Franca

Entre as Femininas a vitória sorriu à atleta da casa Margarida Bandeira, deixando em segundo lugar a nortenha Ana Catarina Leite, seguido Ana Luz na terceira posição.

© Louzanpark / João da Franca

No que diz respeito aos futuros jovens atletas, a classe “Putos” foi ganha por Santiago Fidalgo, seguido dos algarvios Ayun Trindade e Leonardo Arrais, que contaram também com a presença de duas “Meninas” na classe, Maria Modesto e Anais Marques.

© Louzanpark / João da Franca

A novidade da Avalanche passou pela E-Bike Race que foi ganha pelo experiente Emanuel Pombo, corrida esta que superou todas as expectativas e a organização pretende aperfeiçoar de futuro, tendo em conta o feedback dos atletas.

© Louzanpark / João da Franca

“Esta estreia na Lousã destinada às E-Bikes foi positiva e um passo certo para melhorar, desenvolver e adaptar melhor o percurso para a classe. Como a prova era bastante rápida, equipamos a nova KTM Prowler Sonic 2020 com a cremalheira chainflow 3D de 36T com os cranks de carbono Miranda e o novo motor Bosch CX Gen4 para uma melhor eficácia. O percurso estava engraçado e com a chuva tornou-se uma prova interessante e técnica. O objetivo foi concluído e aproveito para dedicar a vitória à Miranda Factory E-Team e Miranda Bike Parts por todo o apoio” concluiu Pombo, a caminho do pódio.

Vídeo da descida de Carecovzki:

O Montanha Clube termina com esta edição da Avalanche Licor Beirão um período de trabalho que contou também com uma Taça de Portugal de Downhill.

Classificações em: drive.google.com.

Deixar uma resposta