Durante um treino em Pisgah Forest na Carolina do Norte, Jolanda Neff saiu do trilho a alta velocidade e embateu numa pilha de troncos com alguns ramos pontiagudos.
Segundo a mesma, esta julgou mal uma curva descendente que era nova para ela, tendo saído do trilho e saltado sobre o guiador, embatendo numa pilha de troncos, sentindo de imediato que algo de mau tinha acontecido.
Jolanda foi assistida no Mission Hospital em Asheville – Carolina do Norte, que se deparou com a atleta com os pulmões parcialmente colapsados, uma costela partida e uma rutura no baço que causou uma hemorragia interna.
Ver esta publicação no Instagram
A equipa médica primeiramente preparava-se para retirar o baço numa cirurgia de emergência, por forma a parar a hemorragia, felizmente, naquele hospital existe um especialista que efetuou um procedimento chamado embolização, tendo entrado através da artéria da perna de Jolanda Neff e seguido até à artéria do baço, onde a bloqueou de maneira a estancar a hemorragia.
A atleta continua com dores e dificuldades em respirar, mas já se encontra estável.
Agora resta esperar pela recuperação para se perceber como vai decorrer a preparação para a época de cross-country e para as Olimpíadas, visto que o Campeonato Mundial de Ciclocross a decorrer dia 1 de fevereiro já deverá estar fora de questão.
O BTT Lobo deseja à Jolanda Neff as rápidas melhoras, bem como o seu rápido regresso aos trilhos.