João Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) e Maaris Meier (Maiatos) conquistaram hoje, em Terras de Bouro, a edição de 2019 da Taça de Portugal de Enduro BTT.
O corredor da Guarda nem precisou de vencer a última prova pontuável. Em Terras de Bouro mandou José Oliveira (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), que terminou os quatro percursos especiais cronometrados com 31m12s, menos 47,484 segundos do que João Rodrigues. O terceiro, a 2’32’’082, foi Sauro Agostinho (Casa do Povo de Abrunheira).
Após a etapa de hoje, João Rodrigues conquistou a Taça de Portugal, concluindo a temporada com 700 pontos, mais 30 do que José Oliveira. O terceiro foi Sauro Agostinho, com 440 pontos.
A estoniana Maaris Meier foi a melhor em Terras de Bouro e na geral da Taça. Na prova de hoje, a ciclista da equipa Maiatos fechou os quatro setores cronometrados em 40m11s, batendo Ana Costa (Ciclo Madeira Clube Desportivo) por concludentes 3’07’’715. A terceira foi Gabriela Vasconcelos (BTT Enduro Terras de Bouro), a 10’15’’080.
Maaris Meier fechou a Taça com 750 pontos, mais cem do que Ana Costa e mais 390 do que Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), que ocuparam as posições imediatas.
Nas camadas jovens, os vencedores de hoje foram também os melhores no conjunto das provas da Taça de Portugal. Foi o caso do júnior Rui Tapada (CAJ Raposa) e dos cadetes André Fernandes (Caniço Riders) e Mariana Líbano (Maiatos).
A correr em casa, João Pereira (BTT Enduro Terras de Bouro) venceu hoje em masters 30, mas a geral foi para José Vieira (Vasconha BTT Vouzela). Em masters 40 foi Hugo Fernández (Vk Bikes) quem se impôs neste domingo, mas o troféu de regularidade viajou para casa de David Guerra (Róódinhas/Santos Silva). José Salgueiro (MCF/Xdrream/Município de S. Brás) foi o melhor master 50 na corrida de hoje, mas a geral foi conquistada por Amândio Pereira (BTT Enduro Terras de Bouro). Ana Luz (BTT Enduro Terras de Bouro) ganhou a Taça em masters femininas e os Maiatos foram a melhor equipa da época.