João Rocha e Daniela Pereira foram os grandes vencedores do 3º BTT XCO Tesouros do Ave, quinta prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – SCORE Tech disputada em Porto de Ave (Póvoa de Lanhoso).
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela AETAD – Eventos Tesouros do Ave, o 3º BTT XCO Tesouros do Ave realizou-se no circuito de Cross Country Olímpico de Porto de Ave – Póvoa de Lanhoso e, apesar das condições climatéricas adversas, foi bastante participado e disputado, assistindo-se a grandes ‘lutas’ pelas melhores posições.
João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) venceu em Elites, com o tempo de 01:14:04, deixando o segundo classificado, Fábio Ribeiro (ACDRBTT/LROPTICAS/RJGROUP) a 01.34m. Na terceira posição ficou António Azevedo (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) que assim se mantém na corrida pela conquista do título.
Daniela Pereira (SAERTEX Portugal/Edaetech) triunfou na corrida de Elites femininas. A atleta da equipa de Viana do Castelo gastou 53:20m para fazer o percurso definido na pista de Cross Country de Porto de Ave. Na segunda posição ficou Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima) que gastou mais três minutos do que a vencedora.
Em Sub-23, a vitória foi para José Simões (Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo) que concluiu a prova 01:18:04h e baralhou, com o triunfo em Porto de Ave, as contas do Campeonato do Minho de BTT XCO – SCORE Tech. Na segunda posição ficou José Ribeiro (Joane BTT/Trilos Bike) e Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terminou em terceiro. Ana Moreira, Tomatubikers/Toyota -Macedo&Macedo, venceu em Sub-23 femininas.
Em Juniores, Tiago Sousa (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi o mais rápido e deixou na segunda posição Lucas Braga (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) que, mesmo assim, manteve o comando do campeonato. Ruben Queirós (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) manteve a segunda posição na geral da competição campeonato ao terminar em terceiro lugar. Em Juniores femininos a vitória foi para Rafaela Ramalho (Maiatos), enquanto Joana Santos e Rute Silva, ambas do Tomatubikers/Toyota -Macedo&Macedo, preencheram os restantes lugares do pódio.
João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) e Maria Silva (BTT Matosinhos) foram os vencedores em Cadetes.
Duarte Monteiro (Joane BTT/Trilhos Bike) triunfou em Masters 30, enquanto António Viana (Bombos S. Sebastião/MOnçãoBike/Lusomotor) foi o primeiro a chegar à meta em Masters 40 e António Sousa, que corre como individual, venceu em Masters 50.
Paulo Teixeira (Rodabike/ACRG/Gondomar) subiu ao mais alto lugar do pódio em paraciclismo.
Na vertente de Promoção destacou-se José Vieira, que fez o tempo de 37:40, deixando na segunda posição Manuel Carvalho e na terceira Davide Vieira.
Daniel Silva e Matilde Fernandes, ambos da Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact foram os vencedores da prova de Pupilos Benjamins em Porto de Ave.
Daniel Silva deixou na segunda posição o seu colega de equipa Afonso Pereira, enquanto em terceiro ficou Tomás Vigário, da Domarsa/Code/Santa Cruz/Bicicastro. Já na prova feminina Daniela Fernandes (Seissa/KTM -Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) foi segunda e Alexandra Faria (BMC/CDC Navais/Póvoa de Varzim) terceira.
Em Iniciados a vitória foi para Afonso Silva, do BTT Braguinhas/Padim da Graça, que fez menos 18s que Carlos Silva (Domarsa/CODE/Santa Cruz/Bicicastro) enquanto Renato Sousa (BMC/CDC Navais/Póvoa de Varzim) foi terceiro.
Rita Fontinhas (Maiatos) venceu a prova feminina, deixando nos lugares imediatos Lara Azevedo (Escola BTT Matosinhos) e Leonor Silva (Tomatubikers/Toyota -Macedo&Macedo).
Em Infantis destacaram-se Hugo Ramalho e Margarida Vasconcelos, ambos do Maiatos. João Vigário (Domarsa/CODE/Santa Cruz/Bicicastro) e Gonçalo Costa (BMC/CDC Navais/Póvoa de Varzim) terminaram em segundo e terceiro enquanto em femininos o pódio foi preenchido por Alexandra Moreira (Escola BTT Matosinhos) e Helena Vasconcelos (Maiatos).
João Martins, da Seissa/KTM – Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, venceu em Juvenis, deixando nos lugares imediatos Fábio Teixeira e Rafael Sousa, ambos do BMC/CDC Navais/Póvoa de Varzim. Beatriz Silva (BMC/CDC Navais/Póvoa de Varzim) venceu a prova feminina, enquanto Francisca Moreira (Escola BTT Matosinhos) foi segunda.
Por equipas o BMC/CDC Navais/Póvoa de Varzim subiu ao mais alto lugar do pódio. A equipa da Póvoa de Varzim levou a melhor sobre o Seissa/KTM -Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact que terminou em segundo e a Domarsa/Code/Santa Cruz/Bicicastro que ficou em terceiro.
João Barroso (Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso): “É um orgulho receber um evento destes”
João Barroso, Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, gostou de ver a forma determinada com que os atletas disputaram as várias provas do 3º BTT XCO Tesouros do Ave e o número de participantes que marcaram presença na prova de Porto de Ave.
“É uma alegria enorme e um orgulho receber uma prova destas e foi bonito verificar que envolve muitos miúdos e que esteve aqui muita gente dos mais variados locais da zona norte do País. É uma prova que tem apenas três anos mas que já tem uma credibilidade enorme, envolvendo muitos atletas. É uma excelente iniciativa para dar a mostrar a Póvoa de Lanhoso”, afirmou o autarca garantindo que esta “é uma parceria para continuar, porque juntos podemos fazer mais e melhor”.
Miguel Silva, presidente da Junta de Freguesia de Taíde, considerou que “estas iniciativas são sempre muito positivas para a freguesia. Hoje tivemos aqui muita gente entre participantes e público em geral.”.
Miguel Silva assegura que “a Junta de Freguesia tem apoiado este evento, sabemos que não é o apoio que eles gostariam de receber e até que nós gostaríamos de dar, mas as JF têm hoje um orçamento muito limitado, existem muitas dificuldades e muitas associações”.
Por sua vez, José Lopes Araújo, da Eventos Tesouros do Ave, fez um balanço positivo do 3º BTT XCO Tesouros do Ave: “A prova correu muito bem, foi um grande sucesso. Dá-nos alento para a continuar a realizar. Temos uma pista muito boa que foi destruída há dois meses por um forte incendio mas conseguimos recuperá-la a tempo de receber o Campeonato do Minho”.
Daniela Pereira (Saertex Portugal/Edaetech) somou quarta vitória
Daniela Pereira, da SAERTEX Portugal/Edaetech, amealhou em Porto de Ave a sua quarta vitória, em cinco provas já realizadas, no Campeonato do Minho de BTT XCO – SCORE Tech, estando a um pequeno passo de se sagrar Campeã do Minho.
A atleta do clube de Viana do Castelo acredita que pode conquistar o título, mas “tenho que estar ao meu melhor nível porque tenho adversárias de peso. Ainda nesta prova tive que me aplicar porque quer a Leandra Gomes, quer a Ana Moreira (sub-23) apertaram comigo e, no fundo, obrigaram-me a dar o máximo para poder vencer”.
O BMC/CDC Navais/Póvoa de Varzim foi o grande vencedor dos escalões de Escolas. Sérgio Balteregio, diretor desportivo do BMC/CDC Navais/Póvoa de Varzim, começou por afirmar que “a corrida correu bem. Nós apostamos mais no BTT, também fazemos estrada, mas o BTT é a nossa aposta. Viemos aqui porque estamos próximos do Campeonato Nacional e esta prova é um bom treino. O Campeonato do Minho é muito competitivo, bem organizado e gostamos de participar nestas provas”.
O 3º BTT XCO Tesouros do Ave teve o apoio da Câmara Municipal de Póvoa de Lanhoso, Junta de Freguesia de Taíde, Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave, Gabinete do Ave – Seguros & Contabilidade, Corpo Nacional de Escutas, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Score Tech, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, Arrecadações da Quintã, POPP Design e do comércio e industria local.