PUB

João Matias foi o corredor em destaque no fim de semana de competição no Velódromo Nacional, em Sangalhos Anadia, ganhando todas as competições em que participou no Troféu Internacional Bento Pessoa, no sábado, e no Troféu Internacional Alves Barbosa, no domingo.

JOÃO MATIAS INVICTO AO FIM DE DOIS DIAS DE COMPETIÇÃO NO NO VELÓDROMO NACIONALO corredor da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, repetiu o feito de ontem, impondo-se no concurso de omnium e sendo o melhor, em parceria com Diogo Narciso, na também olímpica disciplina de madison.

PUB

O omnium ocupou o programa desportivo da manhã e assistiu ao domínio absoluto do campeão nacional da especialidade. João Matias foi segundo no scratch, terceiro na corrida tempo e primeiro em eliminação. Iniciou a corrida por pontos no topo da classificação e de lá não saiu. Venceu a competição com 165 pontos, mais 35 do que o irlandês Jack Murphy. O terceiro, com 129 pontos, foi Daniel Dias (Kelly-Simoldes-UDO).

À tarde, vestindo as cores da Seleção Nacional, João Matias juntou-se a Diogo Narciso para mais uma empreitada de sucesso, no madison. Só que, desta feita, o equilíbrio foi notório. Matias e Narciso ganharam, mas terminaram a prova com os mesmos 36 pontos conseguidos por Rodrigo Caixas e Daniel Dias. A vistoria foi conquistada no último dos 12 sprints pontuáveis, no qual João Matias e Diogo Narciso. Os espanhóis Marca Terrasa e Francesc Bennassar fecharam o pódio, com 27 pontos.

A competição feminina de omnium foi dominada pela irlandesa Lara Gillespie, que venceu as três primeiras provas pontuáveis e ainda conseguiu alargar a diferença na decisiva corrida por pontos. Lara Gillespie fechou o concurso com 146 pontos. Maria Martins, com 134, e Eukene Larrarte, com 126, completaram os lugares de honra.

As irlandesas Mia Griffin e Lara Gillespie venceram de forma concludente a competição feminina de madison, somando 57 pontos. Numa corrida a várias velocidades, só as espanholas Eukene Larrarte e Laura Rodríguez conseguiram terminar também com pontuação positiva, 35 pontos. As também espanholas Saioa Orgambide e Ana Estella foram as terceiras classificadas, com 66 pontos negativos. As portuguesas Maria Martins e Beatriz Roxo não terminaram.

Nas disciplinas de velocidade, as vitórias acabaram repartidas neste domingo. Os italianos estiveram melhor no keirin, conseguindo a primeira e segunda posições, através, respetivamente, de Stefano Moro e Matteo Bianchi. O terceiro classificado foi o grego Sotirios Bretas.

Já na velocidade foi o lituano Vasilijus Lendel a triunfar. Foi acompanhado no pódio por dois franceses, Luca Priore, segundo, e Oscar Caron, terceiro.

As equipas portuguesas foram hegemónicas nas corridas de juniores, não deixando os espanhóis chegar ao triunfo, ao contrário do que sucedera no Troféu Bento Pessoa. Em scratch ganharam Gabriel Baptista (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). João Marques (Escola de Ciclismo Bruno Neves) e Vanessa Montrichard (Cantanhede Cycling/VESAM) impuseram-se em eliminação.

PUB