João Cruz, 45.º classificado, foi hoje o melhor elemento da Equipa Portugal nas provas de juniores do Campeonato Mundial de Cross Country Olímpico (XCO), disputadas em Leogang, Áustria.
O campeão nacional júnior partiu do lugar 83 da grelha de saída e foi recuperando posições, até ser mandado parar, já perto do final. Terminaria no 45.º posto, a uma volta do vencedor, o alemão Lennart-Jan Krayer, que foi acompanhado no pódio pelo suíço Janis Baumann, a 40 segundos, e pelo francês Luca Martin, a 1m24s.
Diogo Neves começou forte, apesar de também partir muito de trás. Chegou a rodar perto dos 50 primeiros, mas não conseguiu concluir a corrida. O mesmo sucedeu com a júnior Ana Campos, que desistiu na prova feminina, vencida pela austríaca Mona Mitterwallner, seguida pela alemã Luisa Daubermann, a 1m56s, e pela checa Aneta Novotina, a 2m36s.
O Campeonato Mundial de BTT prossegue nesta sexta-feira, com as qualificações de downhill. A Equipa Portugal estará representada pelos juniores Gonçalo Bandeira e Nuno Reis. A prova de apuramento inicia-se às 9h30. Os 60 corredores mais rápidos garantem o passaporte para a final, a disputar ás 8h25 de domingo.