Em estreia na Volta ao Algarve, João Barbosa destacou-se entre os mais jovens do pelotão da 45ª edição da prova de categoria 2.HC.

O corredor de 21 anos da Vito-Feirense-Pnb fechou em 9º lugar na classificação da juventude, entre os 19 jovens que terminaram a Algarvia, ganha pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).

Destacou-se ainda na derradeira etapa ao ser o terceiro melhor sub-23 na chegada ao alto do Malhão, tendo apenas à sua frente o camisola amarela e Neilson Powless (Jumbo-Visma).

Ao longo de cinco dias de intensa competição ao mais alto nível, entre um pelotão que incluiu 12 equipas do escalão WorldTour, a Vito-Feirense-Pnb superou as adversidades surgidas etapa após etapa, enfrentando uma virose que afectou boa parte do grupo.

A equipa Feirense tudo fez para estar presente na luta pelas etapas e foi com João Matias que tentou discutir as chegadas ao sprint da primeira e quarta jornadas, mas o infortúnio bateu à porta logo no primeiro dia de competição, quando uma queda no seio do pelotão, a 6 quilómetros da chegada a Lagos, deitou por terra as aspirações feirenses. Já na segunda oportunidade de chegada ao sprint, em Tavira, Matias conseguiu evitar uma queda no derradeiro quilómetro da jornada, terminando o dia na 22ª posição, com o mesmo tempo do vencedor Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma).

Foi precisamente nessa quarta jornada que Oscar Pelegrí integrou a fuga do dia, andando escapado cerca de 170 dos 198,3 quilómetros que ligaram Albufeira a Tavira. O corredor espanhol, que tinha sofrido uma queda no contra-relógio do dia anterior em Lagoa, sendo suturado com seis pontos no braço esquerdo, destacou-se como um dos mais resistentes da escapada, sendo alcançado à falta de escassos 20 quilómetros para o final.

Das duas etapas de montanha, com chegada ao alto da Fóia e ao alto do Malhão, assinala-se a prestação de João Barbosa no fecho da 45ª edição da Algarvia, mantendo-se o jovem luso no grupo do camisola amarela Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) até à abordagem dos quilómetros finais da quinta etapa, que totalizou 173,5 quilómetros desde a partida em Faro, fechando o dia a ser o terceiro melhor jovem no Malhão.

Entre os 126 corredores que terminaram a Volta ao Algarve, de um total de 168 que iniciaram a  45ª edição, a Vito-Feirense-Pnb fechou na classificação geral com Jesus del Pino em 56º e João Barbosa em 78º.

Oscar Pelegrí, Filipe Cardoso e os jovens António Ferreira e Bernardo Saavedra não terminaram a última etapa, sendo fundamental o seu trabalho para o desempenho da equipa ao longo da competição. João Matias não tomou a partida do último dia a conselho do médico da equipa, por estar afectado pela virose que afectou a equipa e tendo o Campeonato do Mundo de Pista à porta, optando-se por não fazer este esforço extra e começar assim a recuperar para o Mundial na Polónia, onde irá estar ao serviço da Selecção Nacional entre 27 de Fevereiro e 3 de Março.

Declarações de Joaquim Andrade, director desportivo:

“A Volta ao Algarve acabou por ter um balanço positivo, apesar de alguns percalços que tivemos e a virose que afectou grande parte da equipa, obrigando a modificar a constituição prévia da Vito-Feirense-Pnb para esta prova. Corremos com três corredores sub-23, todos a fazer a sua estreia na Volta ao Algarve. O João Barbosa demonstrou que, actualmente, é um dos melhores trepadores entre os sub-23, pois demonstrou as suas capacidades em subidas com inclinação muito pronunciada. O Bernardo Saavedra sofreu uma lesão no tendão de aquiles, sendo aconselhado a desistir nesta última etapa, pelas dores fortes que sentiu. Acabo por sair satisfeito desta Volta e agora é trabalhar para os próximos objectivos.”

Resultados Etapa 5:

1º Zdenek Stybar (Deceuninck-QuickStep) 4h13m48s
2º Soren Kragh Andersen (Team Sunweb) a 3s
3º Wout Poels (Team Sky) a 9s
44º Jesus del Pino (Vito-Feirense-Pnb) a 7m30s
55º João Barbosa (Vito-Feirense-Pnb) a 7m30s

Classificação Geral:

1º Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) 19h26m34s
2º Soren Kragh Andersen (Team Sunweb) a 14s
3º Wout Poels (Team Sky) a 21s
56º Jesus del Pino (Vito-Feirense-Pnb) a 24m07s
78º João Barbosa (Vito-Feirense-Pnb) a 33m29s

Geral Juventude:

1º Tadej Pogacar (UAE Team Emirates)
9º João Barbosa (Vito-Feirense-Pnb)

Deixar uma resposta