João Almeida sexto na 2ª etapa da Ronde de l’Isard, é o melhor jovem e quinto na geral

30

João Almeida foi hoje o sexto classificado na segunda etapa da Ronde de l’Isard, uma ligação de 154,3 quilómetros, entre Fonsorbes e Goulier-Neige, com final em alto e vitória do camisola amarela, Stephen Williams (SEG Racing Academy). O corredor da Equipa Portugal subiu ao topo da geral da juventude e é o quinto classificado na geral absoluta.

Além da subida final de 9,6 quilómetros, a dureza da jornada de hoje teve outros condimentos. Um dos mais importantes foi a velocidade elevada, que levou o pelotão a pedalar à média de 44,5 km/h durante as duas primeiras horas da etapa. Este início intenso teve influência na disponibilidade física com que os corredores abordaram a escalada para Goulier-Neige.

Logo nas primeiras rampas da subida final, o pelotão foi perdendo unidades, mas a Equipa Portugal manteve-se bem representada na frente. Hugo Nunes e João Almeida resistiram até aos quilómetros finais. O caldense mostrou estar num excelente momento e terminou a tirada no sexto posto, apenas a 10 segundos do britânico Stephen Williams. Hugo Nunes também conseguiu um bom resultado, cortando a meta na 18.ª posição, a 1m17s. André Carvalho foi o 34.º, a 2m56s, fechando as contas diárias para a geral coletiva.

Na classificação individual, Stephen Williams comanda com 29 segundos de vantagem sobre Julien Mertens (Lotto Soudal U23) e com 31 sobre Aurélien Paret-Peintre. João Almeida subiu à quinta posição da geral, a 46 segundos do comandante. Hugo Nunes é o 16.º, a 2m06s. A correr pela equipa e não pela Seleção, Tiago Antunes é o 18.º, a 2m15s. A Equipa Portugal está no terceiro posto da geral coletiva, entre 25 formações participantes. Comanda a Lotto Soudal de sub-23.

“Houve uma fuga numerosa, mas a corrida esteve sempre controlada. A equipa do camisola amarela manteve o pelotão perto da frente, porque confia no líder, que está muito forte. Tendo em conta esta situação, não precisamos de trabalhar no grupo principal, poupando energias que podem fazer falta nas próximas etapas. Queremos segurar os bons lugares na geral individual e coletiva e na juventude, mas sabemos que ainda há muita corrida pela frente. A etapa de amanhã parece a mais fácil, mas pode ser muito perigosa”, avisa o selecionador nacional, José Poeira.

A terceira etapa, a disputar neste sábado, é a menos montanhosa da edição de 2018 da Ronde de l’Isard. Prevê-se uma oportunidade para ciclistas rápidos ou para aventureiros, pois, sendo teoricamente um dia de transição na luta pela geral, é possível que o pelotão dê carta de alforria a corredores mal colocados na tabela para formarem fugas vencedoras, nas quais importa evitar a presença de homens perigosos na geral, caso contrário consuma-se o risco para o qual adverte o selecionador.

Classificações

2.ª Etapa: Fonsorbes – Goulier-Neige, 154,3 km
1.º Stephen Williams (SEG Racing Academy), 3h47m46s
2.º Andreas Leknessund (Uno-X Hydrogen Development Team), a 4s
3.º Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation), a 7s
6.º João Almeida (Equipa Portugal), a 10s
18.º Hugo Nunes (Equipa Portugal), a 1m17s
22.º Tiago Antunes (Aldro Team), a 1m51s
34.º André Carvalho (Equipa Portugal), a 2m56s
39.º Jorge Magalhães (Equipa Portugal), a 4m07s
58.º Venceslau Fernandes (Equipa Portugal), a 7m49s
61.º André Ramalho (Equipa Portugal), a 8m29s

Geral Individual

1.º Stephen Williams (SEG Racing Academy), 6h53m10s
2.º Julien Mertens (Lotto Soudal U23), a 29s
3.º Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation), a 31s
5.º João Almeida (Equipa Portugal), a 46s
16.º Hugo Nunes (Equipa Portugal), a 2m06s
18.º Tiago Antunes (Aldro Team), a 2m15s
35.º André Carvalho (Equipa Portugal), a 4m56s
37.º Jorge Magalhães (Equipa Portugal), a 5m23s
78.º Venceslau Fernandes (Equipa Portugal), a 18m43s
82.º André Ramalho (Equipa Portugal), a 19m23s

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome