João Almeida melhor jovem da Ronde de l’Isard

25

João Almeida (Equipa Portugal) terminou hoje a Ronde de l’Isard na quinta posição da geral, um resultado que lhe valeu a conquista da classificação de melhor jovem nesta importante competição internacional de sub-23, disputada em França.

© Pascal Gentie

O corredor natural das Caldas da Rainha manteve-se sempre no grupo dos mais bem colocados na geral, na dura ligação final de 152,4 quilómetros, entre Salies-du-Salat e Saint-Girons. João Almeida foi o décimo a cortar o risco, a 3m28s do vencedor da tirada, o suíço Gino Mäder (IAM Excelsior), que aproveitou a liberdade que lhe foi dada por estar longe na geral, para vencer em solitário.

A etapa foi muito dura, devido ao terreno, às condições meteorológicas e à alta velocidade. Na primeira hora foram percorridos 45 quilómetros. Com um ritmo tão forte, as mazelas físicas do pelotão ficaram a nu e permitiram que a seleção se iniciasse na primeira das três montanhas da viagem. Na segunda montanha fez-se nova triagem, tanto na subida como na descida, exigente, dado que hoje se correu sob chuva.

Já na terceira subida, quando Gino Mäder seguia isolado, o português Tiago Antunes (Aldro Cycling Team) tudo fez para ser protagonista e para reentrar nas contas da luta pelo pódio. Atacou no grupo dos favoritos e tentou chegar à frente da corrida. No entanto, acabou por não conseguir ganhar tempo suficiente ao grupo do camisola amarela nem aproximar-se do helvético, dado que a etapa não terminava em alto e a descida e os falsos planos não favoreceram o ciclista bombarralense, que, ainda assim, foi o melhor luso na etapa, na quarta posição.

O britânico Stephen Williams (SEG Racing Academy) sofreu um susto, furando a 12 quilómetros da chegada, mas conservou o sangue frio e logrou conquistar a geral da edição de 2018 da Ronde de l’Isard. Williams fechou a prova com 20 segundos de vantagem sobre o francês Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation) e com 23 segundos relativamente ao belga Julian Mertens (Lotto Soudal U23).

João Almeida, sub-23 de segundo ano, foi o quinto classificado na geral final, a 46 segundos do vencedor. É um resultado de relevo numa competição que costuma estar no radar das principais equipas, como se comprova pelo facto de os cinco melhores de 2017 estarem em 2018 ao serviço de coletivos do WorldTour. Tiago Antunes foi o 11.º, a 2m13s. Hugo Nunes, vítima de queda na jornada final, fechou na 25.ª posição, a 2m12s.

“Foi um dia muito difícil. Esteve um temporal tremendo. As subidas eram difíceis, mas as descidas não eram menos, em estrada estreita, molhada e inclinada. Felizmente, conseguimos o objetivo principal, que era ganhar a juventude e conservar o João Almeida nos melhores da geral. Por outro lado, lamento o azar do Hugo Nunes, que estava a fazer uma corrida muito boa. Caiu na primeira descida, fez um grande trabalho para reentrar no grupo dos melhores, mas pagou o esforço, descolando perto do topo da segunda montanha”, conta o selecionador nacional, José Poeira.

O infortúnio de Hugo Nunes acabou por ser determinante para que a Equipa Portugal baixasse do terceiro ao quinto lugar por equipas, ainda assim uma posição destacada, já que participaram 25 formações.

Classificações 4.ª Etapa: Salies-du-Salat – Saint-Girons, 152,4 km

1.º Gino Mäder (IAM-Excelsior),
2.º Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation), a 3m26s
3.º Sofiane Merignat (Bourgogne-Franche-Comté), mt
4.º Tiago Antunes (Aldro Team), mt
10.º João Almeida (Equipa Portugal), a 3m28s
36.º Hugo Nunes (Equipa Portugal), a 13m24s
38.º André Carvalho (Equipa Portugal), mt
51.º Venceslau Fernandes (Equipa Portugal), a 18m58s
67.º Jorge Magalhães (Equipa Portugal), a 27m21s
68.º André Ramalho (Equipa Portugal), mt

Geral Individual

1.º Stephen Williams (SEG Racing Academy), 14h49m32s
2.º Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation), a 20s
3.º Julian Mertens (Lotto Soudal U23), a 23s
5.º João Almeida (Equipa Portugal), a 46s
11.º Tiago Antunes (Aldro Team), a 2m13s
25.º Hugo Nunes (Equipa Portugal), a 12m02s
31.º André Carvalho (Equipa Portugal), a 14m52s
55.º Jorge Magalhães (Equipa Portugal), a 34m11s
58.º Venceslau Fernandes (Equipa Portugal), a 36m42s
70.º André Ramalho (Equipa Portugal), a 45m46s

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome