Jesús Ezquerra vence primeira etapa da Volta à Bairrada

77

O espanhol Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira) ganhou hoje a primeira etapa da Volta à Bairrada – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, uma ligação de 146,7 quilómetros, entre a Mealhada e Casal Comba, que marcou o arranque da Taça de Portugal de Elite e Sub-23.

A meta coincidiu com uma contagem de montanha de quarta categoria, favorecendo homens rápidos em detrimento dos sprinters puros. O Sporting-Tavira estudou bem a chegada e soube lançar Jesús Ezquerra, que arrancou na subida final para o triunfo. O segundo classificado foi Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé) e o terceiro César Fonte (LA Almumínios-Metalusa BlackJack), ambos a 1 segundo do vencedor.

“Foi uma vitória da equipa, que me deixou na última subida. Só tive de apertar e de ganhar. Tinha algumas dúvidas acerca da minha condição, porque me apresentei com problemas nas costas, mas consegui ganhar”, revelou Jesús Ezquerra, que amanhã partirá de camisola amarela para a segunda etapa.

A corrida começou muito rápida, tendo sido percorridos cerca de 54 quilómetros na primeira hora, o que inviabilizou a formação de qualquer fuga. A primeira escapada deu-se, então, com cerca de 60 quilómetros de prova, juntando na frente Domingos Gonçalves (RP-Boavista) e Márcio Barbosa (ACDC Trofa).

O duo de escapados desentendeu-se, tendo o boavisteiro pedalado sozinho grande parte do circuito final, que foi cumprido quatro vezes, chegando a ter quase 3 minutos de vantagem. Domingos Gonçalves ainda entrou isolado na última, mas não resistiu à perseguição do pelotão, onde a Efapel se destacou no trabalho de aproximação ao fugitivo.

Quando se perspetivava a possibilidade de uma chegada ao sprint, Jesús Ezquerra surpreendeu os rivais, atacando de longe e abrindo um espaço que os adversários não conseguiram fechar, ficando, assim, em vantagem para conquistar a Volta à Bairrada – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada.

O espanhol comanda a classificação geral, dispondo de 5 segundos de vantagem sobre os perseguidores mais diretos, Luís Mendonça e Domingos Gonçalves, segundo e terceiro, respetivamente. Além disso, Ezquerra é também o melhor na classificação por pontos.

A geral de sub-23 é encimada pelo basco Xuban Errazquin (RP-Boavista), embora com o mesmo tempo de David Ribeiro (Liberty Seguros/Carglass) e de Francisco Campos (Miranda-Mortágua), que estão nos lugares imediatos.

A fuga de Domingos Gonçalves valeu-lhe o prémio da combatividade e as camisolas das classificações da montanha, metas volantes e autarquias. O Sporting-Tavira comanda por equipas e David Ribeiro foi o melhor ciclista das equipas de clube.

Vídeo de resumo da 1ª Etapa da Volta à Bairrada

A Volta à Bairrada termina neste domingo com uma etapa que vai unir o Luso à Pampilhosa do Botão, ao longo de 170,3 quilómetros. A tirada começa às 11h00 e termina, à quarta passagem pela linha de meta, cerca das 15h00.

Além de poderem ver o pelotão profissional passar quatro vezes na zona de chegada, os espectadores terão a oportunidade de aplaudir o esforço dos ciclistas com deficiência, que, a partir das 11h30, correm na Pampilhosa do Botão a primeira prova da Taça de Portugal de Paraciclismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome