Durante 3 dias, Tavira, no Algarve, foi o palco da 8ª edição do Algarve Bike Challenge, uma das primeiras provas por etapas de MTB do calendário internacional, que recebeu 1100 atletas de 16 países.

© Algarve Bike Challenge

Sendo disputada por equipas de dois ciclistas, a competitividade entre as equipas masculinas mais rápidas foi realmente elevada e a equipa vencedora, de Del Nero e Crespo, terminou com uma vantagem de apenas 4 segundos, deixando em segundo lugar a equipa da ex-estrela de ciclismo de estrada Francisco Mancebo e do seu companheiro, Juan Trujillo, no 3º lugar terminaram os vencedores de 2019, Andrew Henriques e Hernâni Silva.

A corrida começou com um prólogo noturno, curto e intenso, no magnífico centro histórico de Tavira.

Algarve Bike Challenge 2020
© Algarve Bike Challenge

O campeão europeu Master, José Ortega, juntamente com Ivan Martinez, marcaram o tempo mais rápido deste dia, assumindo a liderança da geral neste dia.

Algarve Bike Challenge 2020
© Algarve Bike Challenge

A 2ª Etapa foi disputada num percurso exigente de 87 km, com mais de 2300mt de desnível acumulado positivo, nas desafiantes colinas do interior do Algarve. Mancebo e Trujillo jogaram as suas cartas nas últimas subidas decisivas e apenas Del Nero e Crespo foram capazes de segui-los, terminando a etapa no 2º lugar com o mesmo tempo dos primeiros. Os líderes da etapa anterior perderam algum tempo que se revelou importante nas contas da classificação geral, devido um furo, caindo para o 6º lugar.

Algarve Bike Challenge 2020
© Algarve Bike Challenge

Na terceira e última etapa, Del Nero e Crespo começaram com a camisola amarela de líderes, devido à diferença conquistada na primeira etapa a Mancebo e Trujillo. Num tipo de percurso totalmente diferente, muito mais rápido e mais técnico, Andrew Henriques e Hernani Silva venceram brilhantemente, à frente de Ortega e Martinez, enquanto os líderes administraram perfeitamente a diferença de tempo, terminando o dia na 3ª posição, garantindo a camisola amarela e tornando-se vencedores da prova.

Algarve Bike Challenge 2020
© Algarve Bike Challenge

Terminando em 2º no geral, Francisco Mancebo e Juan Pedro Trujillo venceram a categoria Masters.

Algarve Bike Challenge 2020
© Algarve Bike Challenge

Na categoria feminina, a equipa KMC da holandesa Karen Brouwer e da alemã Naima Madlen dominaram a corrida, vencendo todas as etapas.

© Algarve Bike Challenge

A dupla vencedora em 2019, Celina Carpinteiro e Charlotte Davies, terminou em 2º e Desireé Millán com Tamara Cardoso completaram o pódio, no 3º lugar.

Algarve Bike Challenge 2020
© Algarve Bike Challenge

Ilda Pereira e Bruno Magalhães venceram pela 2ª vez consecutiva a categoria Mista. Jorge Janeiro e Cristina Barberan venceram o Master Mixed e Gil Azoia e Reinaldo Luis foram os vencedores na categoria Grand Masters.

Mais uma edição de enorme sucesso do Algarve Bike Challenge, uma prova de BTT por etapas, que acolhe atletas de elite, bem como ciclistas amadores apaixonados que pretendam superar os seus limites e desfrutar de um grande evento, no belo cenário natural da região do Algarve.

Deixar uma resposta