PUB

Foi sem dúvida uma 9ª edição muito emocionante, com momentos de muita emoção e uma luta incrível pela vitória neste Algarve Bike Challenge.

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022A conceituada prova internacional por etapas em BTT, que se disputa em duplas, realizou-se entre os dias 4 e 6 de Março em Tavira, no Algarve, e contou com mais de 1100 atletas de 14 países, num ambiente arrepiante.

PUB

A terceira e última etapa acabou por ser decisiva para a classificação geral. Com 69km e 1400 metros de desnível positivo acumulado, pelo barrocal Algarvio num percurso cujos trilhos estavam em perfeitas condições para o btt após a chuva ligeira que caiu ao final da tarde de sábado, fazendo as delícias dos 1065 atletas que concluíram estes 3 dias de prova, galardoado-os como Finishers.

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022JESUS DEL NERO E JUAN FERNANDEZ REVOLUCIONAM A CLASSIFICAÇÃO GERAL COM UMA PRESTAÇÃO DE LUXO NA 3ª ETAPA QUE LHES DEU O TRIUNFO

Foi um final de prova impressionante na categoria Open Men, com várias equipas a discutir a vitória final entre si, destacando-se a Flyz Rotar Racing Team de Nacho Perez e Eduardo Talavera que após a enorme vitória de Sábado, partiam para a 3ª etapa como líderes, a Vas Cycling Friendly de Jesus Del Nero e Juan Carlos Fernandez e a equipa Amigos do Desporto / Vasconha BTT Vouzela de David Vaz e Renato Ferreira. Esta última, que demonstrava um excelente nível, acabou por ver as suas ambições arruinadas a 30 quilómetros do final após uma queda aparatosa de David Vaz que o retirou da corrida.

Del Nero e Fernandez isolaram-se na frente da etapa após este momento e até ao final não mais foram alcançados, terminando com o tempo de 2h48min36 segundos, diante de André Filipe e David Machado da equipa Guilhabreu/ Btt Seia (2:50’23”) e do campeão europeu master José Ortega e Ignacio Marquez da equipa Gee Bee Tierra Blanca que terminaram em terceiro (2:51’28”), enquanto que os líderes nesse dia, Pérez e Talavera, terminaram a mais de 3 minutos dos vencedores na 4ª posição, cedendo a vitória final à dupla de Madrid por apenas 40 segundos, depois de três etapas de puro BTT.

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022 | FOI SEM DÚVIDA UMA 9ª EDIÇÃO MUITO EMOCIONANTE, COM MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO E UMA LUTA INCRÍVEL PELA VITÓRIA NESTE ALGARVE BIKE CHALLENGE.Para o atleta Nacho Pérez, um velho conhecido do pelotão nacional de ciclismo de estrada, uma vez que correu 5 anos em equipas profissionais portuguesas, não foi o desfecho desejado e no final lamentava-se de perderem a liderança da prova por uma margem tão escassa: “Tivemos que resolver vários percalços em momentos chave da prova. Sabíamos que a defesa da camisola amarela iria custar sangue, suor e lágrimas, e com quedas incluídas, porém com estes percalços e face a adversários assim tão fortes, pouco restava a fazer. Creio que no final os espectadores que estavam seguindo a prova em direto, com certeza que agradeceram e ficaram entusiasmados com este final tão emocionante”, comentava no final este ex-ciclista profissional Espanhol.

Por outro lado, a dupla Jesus Del Nero e Juan Carlos “Puma” Fernandez, estava radiante com a vitória neste etapa, e na chegada aguardavam ansiosamente, contando os segundos que finalmente lhe dariam o triunfo também na classificação geral. No caso de Del Nero, também ele ex-ciclista profissional de ciclismo de estrada, foi o 4º triunfo na classificação geral da prova, sendo mesmo o único atleta a somar mais de um triunfo na prova.

Para o seu parceiro “Puma” Fernandez, como é conhecido, esta foi a primeira participação na prova, e no final reconhecia que tinham dado tudo pela vitória mas não esperavam que o triunfo à geral fosse possível.

A ALGARVIA CELINA CARPINTEIRO E MARISA COSTA, NÃO TIVERAM OPOSIÇÃO NA CATEGORIA OPEN WOMEN

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022 | FOI SEM DÚVIDA UMA 9ª EDIÇÃO MUITO EMOCIONANTE, COM MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO E UMA LUTA INCRÍVEL PELA VITÓRIA NESTE ALGARVE BIKE CHALLENGE.Na categoria feminina Open Women, a vitória foi incontestável por parte das atletas da equipa do BTT Loulé/ Elevis, tendo vencido todas as etapas.

Celina Carpinteira, algarvia de 41 anos, soma várias participações no Algarve Bike Challenge e este ano voltou a vencer a categoria, desta vez com a jovem atleta, campeã europeia de Ori-BTT, Marisa Costa.

“É uma prova fantástica, pelo seu percurso, ambiente, dimensão que justificam o esgotar das inscrições em poucos minutos. O trabalho desta organização liderada por Marco Fernandes ao longo destas 9 edições resulta num evento único e espetacular. Os meus parabéns à organização neste sentido”, comentava a Celina no final.

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022 | FOI SEM DÚVIDA UMA 9ª EDIÇÃO MUITO EMOCIONANTE, COM MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO E UMA LUTA INCRÍVEL PELA VITÓRIA NESTE ALGARVE BIKE CHALLENGE.Marisa Costa, com apenas 20 anos, reconhecia no final que rodaram a um ritmo muito alto, e que a experiência de Celina foi fundamental, tendo aprendido imenso com esta experiência, naquela que foi a sua primeira prova por etapas em BTT. “Foi a minha primeira participação no Algarve Bike Challenge e gostei imenso de tudo! Certamente que espero regressar no próximo ano, se possível com a Celina para poder tentar repetir o triunfo!”

O pódio final ficou completo com as atletas Ana Sequeira e Bruna Rosa, também elas algarvias, pela equipa CBTTA de Albufeira, em segundo lugar e pelas espanholas Marga Benítez e Carmen Corral da equipa Expobikes, em terceiro lugar.

OS IRMÃOS MACÍAS BONAÑO LEVAM A MELHOR NUM DUELO INTENSO COM OS TAMBÉM ANDALUZES, JUAN PEDRO TRUJILLO E JAVIER RAMÍREZ ABEJA

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022 | FOI SEM DÚVIDA UMA 9ª EDIÇÃO MUITO EMOCIONANTE, COM MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO E UMA LUTA INCRÍVEL PELA VITÓRIA NESTE ALGARVE BIKE CHALLENGE.A categoria Master Men resumiu-se a uma luta a duas equipas, que no entanto protagonizaram um duelo fantástico. A equipa de Trujillo e Ramirez venceram a etapa de sábado categoricamente e no domingo planeavam controlar a etapa e se possível vencer novamente a etapa, porém uma avaria mecânica de Trujillo na subida mais íngreme da etapa, com rampas a 28% nas ascensão ao Bico Alto, fizeram com que perdessem tempo importante. A dupla ainda conseguiu aproximar-se dos irmãos Bonaño, porém Trujillo voltou a ter problemas, o que sentenciou a vitória final.
Na terceira posição terminou o campeão nacional Master, Nuno Inácio, na companhia de Pedro Pereira, da equipa BTT Gardunha/ Fundão/ Create, porém já a 19 minutos dos vencedores.

SEGUNDA VITÓRIA CONSECUTIVA NA CATEGORIA GRAND MASTER PARA GIL AZOIA E REINALDO LUIS

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022 | FOI SEM DÚVIDA UMA 9ª EDIÇÃO MUITO EMOCIONANTE, COM MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO E UMA LUTA INCRÍVEL PELA VITÓRIA NESTE ALGARVE BIKE CHALLENGE.Na categoria Grand Master a dupla da equipa Roodinhas Santos Silva venceu com autoridade deixando a segunda equipa a mais de 18 minutos, Julián Moreno e Miguel Solano da equipa Conway CDC Trujillo.
Na terceira posição terminaram Fernando Carriço e Helder Silva (Duros De Roer).

TRIUNFO EMOCIONANTE NA CATEGORIA MISTA COM A CAMPEÃ NACIONAL MELISA MAIA COM PEDRO PINHEIRO A SUPERIORIZAREM-SE À EQUIPA HOLANDESA DA KMC.

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022 | FOI SEM DÚVIDA UMA 9ª EDIÇÃO MUITO EMOCIONANTE, COM MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO E UMA LUTA INCRÍVEL PELA VITÓRIA NESTE ALGARVE BIKE CHALLENGE.Na categoria Mista, assistiu-se a outro duelo emocionante, com discussão até aos últimos metros para decidir os vencedores finais nesta categoria.

A dupla composta pela campeã nacional Melissa Maia e Pedro Pinheiro da equipa Corpoculto/Róódinhas realizaram uma 3ª etapa de grande nível terminando com uma vantagem de 9 minutos sobre a dupla holandesa da KMC composta por Karen Brouwer (vencedora do Algarve Bike Challenge 2020 em categoria Women) e Martin Schuttert, anulando a desvantagem que tinham após a vitória da equipa holandesa nas duas primeiras etapas.

A terceira posição absoluta foi para os vencedores das duas anteriores edições, Ilda Pereira e Bruno Magalhães da equipa Casa Myzé Team.

DUPLA ALGARVIA TRIUNFA NA CATEGORIA MASTER MIXED

JESÚS DEL NERO E JUAN FERNÁNDEZ VENCEM O ALGARVE BIKE CHALLENGE 2022 | FOI SEM DÚVIDA UMA 9ª EDIÇÃO MUITO EMOCIONANTE, COM MOMENTOS DE MUITA EMOÇÃO E UMA LUTA INCRÍVEL PELA VITÓRIA NESTE ALGARVE BIKE CHALLENGE.Por fim, na categoria master mista, assistiu-se também a um duelo interessante entre as primeiras duplas. A dupla de Portimão composta por Sónia Rodrigues e Rui Fernandes da Garra-Onebike, venceu as 2 etapas maratona terminando assim com uma vitória de 7 minutos sobre outra dupla algarvia, de Irina Coelho e Hugo Conceição, e na terceira posição a equipa Babuxa Team, composta por Luisa Ruíz e David Zúñiga.

PUB