Iúri Leitão venceu ao sprint a segunda etapa da CRO Race, subindo ao segundo lugar da classificação geral individual após a chegada a Novalja, na Croácia.
Leitão, de 25 anos, somou nova vitória esta época na estrada ao cumprir os 114,5 quilómetros entre Biograd na Moru e Novalja em 2:39.16 horas, batendo sobre a meta o líder da geral, o italiano Elia Viviani (INEOS), segundo.
O norueguês Alexander Kristoff (Uno-X) foi terceiro, a mesma posição que ocupa na geral, a oito segundos de Viviani, vencedor da primeira etapa na terça-feira. Leitão é segundo, a seis segundos.
Campeão do mundo do omnium, disciplina olímpica de ciclismo de pista, Leitão prossegue um ano de ‘sonho’ em que venceu uma etapa e a geral final da Volta à Grécia, voltando a erguer os braços, desta feita, na principal corrida na Croácia.
“Hoje, tínhamos a intenção de lançar o sprint para mim, por isso a equipa trabalhou de forma perfeita o dia todo para deixar-me na frente o mais cómodo possível”, declarou o ciclista, citado pela equipa em comunicado.
O velocista venceu de forma confortável à frente de Viviani, um experiente sprinter com dezenas de vitórias, numa tirada plana que só podia acabar com este final, apenas com algumas subidas em que Leitão se sentiu “bem” e acompanhado da equipa, incluindo o venezuelano Orluis Aular, outro sprinter, que controlou possíveis escapadas nos três quilómetros finais.
“Apanhei uma boa roda no lançamento, tive pernas e por isso saí logo. Em suma, uma vitória muito boa que me deixa muito, muito contente”, garantiu o português, que também triunfou em duas etapas do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, totalizando cinco triunfos na estrada a par dos feitos na pista.
Na quinta-feira, a terceira etapa da CRO Race liga Otocac a Opatija e deverá começar a fazer diferenças significativas, na montanha, entre os candidatos à vitória final.