A Federação Portuguesa de Ciclismo lançou hoje um Manual de Boas Práticas, que todos os ciclistas devem ter em conta no Estado de Calamidade.

O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho designado por TASK FORCE – UVP-FPC COVID-19, é constituído por elementos representativos da área desportiva, regulamentar e médica e seguiu todas as normas e orientações definidas pela Direção Geral de Saúde.

É dedicado a todos os que usam a bicicleta nas vertentes de lazer ou competitiva e pretende dar todas as orientações necessárias para a retoma progressiva da atividade física de forma segura, tanto para os atletas como para os agentes desportivos, no caso da competição.

INDICAÇÕES GERAIS:

Ainda que com o fim do estado de emergência nacional, as medidas de restrição da atividade física e de treino competitivo ao ar livre tenham também o seu fim, a Federação Portuguesa de Ciclismo aconselha que as atividades continuem a ser praticadas de forma individual, de curta duração e de distância limitada.

As indicações gerais a que chamamos à atenção e que não inviabilizam, de maneira nenhuma a consulta do documento, prendem-se essencialmente com a indicação de que os ciclistas, de lazer ou de competição se devem fazer sempre acompanhar de todo o material técnico, alimentação, hidratação individual para o seu treino programado e não devem partilhar objetos nem efetuar paragens em supermercados, mercados, cafés e pastelarias ou outros locais com aglomerados de pessoas.

Devem escolher percursos de pouca exigência técnica e devem também considerar condições climatéricas adversas, de forma a diminuir o risco de queda e utilização dos recursos de saúde.

Após o treino é fundamental proceder à higienização da bicicleta, lavando-a e usar a solução de base alcoólica no guiador e no selim.

Canyon EnduraceON ALEstas são algumas das indicações mais gerais que podem ser encontradas no documento e que assinalamos para resumir a informação veiculada, no entanto, é fundamental que todos consultem o documento, leiam e divulguem, em nome da segurança de todos e com o objetivo de retomar a normalidade o mais rapidamente possível.

Mais informação em www.fpciclismo.pt.