Hugo Nunes 17.º na etapa e João Almeida quinto na geral da Ronde de l’Isard

29

Hugo Nunes e João Almeida dividiram hoje o protagonismo da Equipa Portugal na terceira etapa da Ronde de l’Isard, 153,4 quilómetros entre Lévignac e Boulogne-sur-Gesse, ganha ao sprint pelo bielorrusso Siarhei Shauchenka (Team Cycliste Azuréen). Hugo Nunes foi 17.º na tirada e João Almeida manteve o quinto posto na geral e a camisola da juventude. A Equipa Portugal continua no terceiro lugar da geral coletiva.

© Pascal Gentie

A etapa de hoje, a menos montanhosa da edição de 2018 da Ronde de l’Isard, foi disputada em ritmo muito vivo. Logo no início o pelotão partiu-se em dois, devido à velocidade e às estradas estreitas.

“Avisei os corredores de que hoje seria uma etapa especial e potencialmente perigosa. Por isso, toda a equipa aqueceu nos rolos para partir pronta para todas as eventualidades. O pelotão dividiu-se em dois e colocámos toda a equipa na frente, evitando o desgaste daqueles que ficaram para trás e tiveram de perseguir para reentrar. Só o Jorge Magalhães haveria de atrasar-se, devido a um furo”, conta o selecionador nacional, José Poeira.

Apesar dos vários sustos, provocados pela alta velocidade, a tirada acabou ao sprint. A Equipa Portugal teve uma quota-parte de responsabilidade nesse desfecho, ajudando na perseguição à fuga mais resiliente, defendendo as posições nas gerais individual, coletiva e da juventude.

No sprint imperou a velocidade de Siarhei Shauchenka. A Equipa Portugal terminou com três corredores no primeiro pelotão, com o mesmo tempo do vencedor: Hugo Nunes, 17.º, João Almeida, 37.º, e André Carvalho, 51.º.

O britânico Stephen Williams (SEG Racing Academy) conserva a camisola amarela, com uma vantagem de 23 segundos sobre Julian Mertens (Lotto Soudal U23) e de 28 sobre Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation). João Almeida continua na discussão do pódio, ocupando o quinto posto, a 46 segundos do primeiro. Hugo Nunes é 16.º, a 2m06s, e Tiago Antunes, a correr pela Aldro Team, é o 17.º, a 2m15s.

João Almeida segurou a camisola da juventude, dispondo de uma margem de 14 segundos face ao norueguês Andreas Leknessund.

A Equipa Portugal segue no terceiro lugar coletivo, apenas suplantada por duas formações de desenvolvimento de conjuntos WorldTour. Na frente segue a Lotto Soudal U23, com 2m39s de vantagem relativamente à Chambéry Cyclisme Formation, satélite da Ag2r, e com 4m30s face a Portugal.

A derradeira etapa, neste domingo, promete muita dureza. Serão 152,4 quilómetros, entre Salies-du-Salat e Saint-Girons, com cerca de um terço do percurso em subida, nas três contagens de montanha da viagem.

Classificações 3.ª Etapa:

1.º Siarhei Shauchenka (Team Cycliste Azuréen), 3h44m53s
2.º Julian Mertens (Lotto Soudal U23), mt
3.º Clément Champoussin (Chambéry Cyclisme Formation), mt
17.º Hugo Nunes (Equipa Portugal), mt
24.º Tiago Antunes (Aldro Team), mt
37.º João Almeida (Equipa Portugal), mt
51.º André Carvalho (Equipa Portugal), mt
84.º André Ramalho (Equipa Portugal), a 2m30s
86.º Venceslau Fernandes (Equipa Portugal), mt
98.º Jorge Magalhães (Equipa Portugal), a 4m55s

Geral Individual

1.º Stephen Williams (SEG Racing Academy), 10h38m03s
2.º Julian Mertens (Lotto Soudal U23), a 23s
3.º Aurélien Paret-Peintre (Chambéry Cyclisme Formation), a 28s
5.º João Almeida (Equipa Portugal), a 46s
16.º Hugo Nunes (Equipa Portugal), a 2m06s
17.º Tiago Antunes (Aldro Team), a 2m15s
32.º André Carvalho (Equipa Portugal), a 4m56s
44.º Jorge Magalhães (Equipa Portugal), a 10m18s
79.º Venceslau Fernandes (Equipa Portugal), a 21m13s
81.º André Ramalho (Equipa Portugal), a 21m53s

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome