A Andalucía Bike Race presented by Caja Rural Jaén, começou com um contrarrelógio individual de 37,8 quilómetros e 508 metros de acumulado, com partida e chegada em Linares.

A nova FLASH STAGE trouxe um percurso muito semelhante à da edição anterior, com troços curtos, rápidos e intensos e inúmeros e divertidos trilhos intercalados com zonas de ultrapassagem. A chuva e a lama encarregaram-se de dar mais espetáculo e foram aparição frequente durante todo o percurso.

PUB

Cabe destacar o papel desempenhado por Natalia Fischer (MMR Factory Racing), que desde o primeiro minuto procurou a vitória e conseguiu. A norueguesa Hildegunn Hovdenak (Nessetck) acabou em segundo, guardando forças para os dias restantes e Stefanie Paul subiu ao pódio na terceira posição depois de fazer um trabalho magnífico.

Nos homens todos os olhos estavam sobre Tiago Ferreira (DMT Racing Team) e David Valero (MMR Factory Racing), mas foi o holandês Hans Becking (DMT Racing Team), que ganhou o contrarrelógio com um intenso trabalho desde o início, seguido de perto por Valero e a fechar o pódio, Victor Manuel Fernandez Cordoba (Wolfbike), que lutou até o fim para terminar no pódio.

Com saída de Paseo de Linarejos, os participantes encontraram de imediato uma subida suave que lhes mostrava o que os esperar ao longo da jornada. O percurso passou pelos locais mais característicos do grande património mineiro da cidade de Jaen.

Quem se estreou nesta edição da Andalucía Bike Race presented by Caja Rural Jaén, foi a sueca, Monica Schneebeli, da categoria Master Feminina.

Num dia em que a chuva e lama foram os protagonistas, uma vez que a que a água que caiu durante a noite anterior e a que caiu de forma contínua durante todo o dia, deixou o traçado muito complicado para os ciclistas.

Apesar disso, o espetáculo foi servido e todos puderam desfrutar de uma Flash Stage difícil, que dará lugar à primeira etapa da maratona de amanhã.

FLASH STAGE – Masculina

1º Hans Becking (DMT Racing Team by Marconi) 01: 22: 09
2º David Valero (MMR Factory Racing) 01: 22: 39
3º Víctor M. Fernandez (Wolfbike ) 01: 24: 19

Hans Becking (DMT Racing Team by Marconi) disse, uma vez finalizada a etapa, que “numa corrida contrarrelógio corres contra ti mesmo, por isso estávamos todos nervosos e excitados. A etapa foi muito boa, porque nos Países Baixos e na Bélgica, chove muito e estou habituado a isso. Como equipa estivemos muito bem, esperamos continuar nesta linha nos próximos dias”.

Por sua vez, David Valero (MMR Factory Racing) indicou que “foi uma etapa muito rápida. Um dia complicado pela água e lama, com condições 100% BTT. Boas sensações por ser o primeiro dia, confortável. Vamos ver amanhã, na primeira etapa em linha, se vou poder defender a segunda posição e tentar atacar um pouco o líder. Faltam muitos dias, temos que nos poupar, pois são 6 dias que deixam marcas”.

FLASH STAGE – Feminina

1ª Natalia Fischer (MMR Factory Racing) 01: 43: 16
2ª Hildegunn Hovdenak (Nessetck) 01: 44: 03
3ª Stefanie Paul 01: 44: 40

Natalia Fischer da MMR Factory Racing indicou que “eu fui do menos para o mais, sempre a controlar. Eu sabia que era um teste difícil e, apesar da chuva e da lama, senti-me bem. É uma corrida longa, por isso vamos do menos para o mais, para controlar nas áreas técnicas que encontraremos amanhã. Espero que seja competitiva”.

A campeã em título, Hildegunn Hovdenak (Nessetck) disse: “foi uma etapa muito boa, mais lamacenta do que eu pensava, similar à etapa do ano passado. Eu não estava muito preparada para enfrentar uma etapa com chuva, além disso, também tive alguns pequenos problemas com o travão, mas acho que no geral foi uma etapa boa para mim, obviamente queria vencer, mas a Natalia foi muito forte hoje, espero ser eu a estar forte nos próximos dias, cinco dias são muitos dias.

Vídeo com os melhores momentos da 1ª etapa da Andalucía Bike Race:

Amanhã, a primeira etapa maratona

A segunda etapa da Andalucía Bike Race presented by Caja Rural Jaén conta com 75,2 quilómetros e 1.252 metros de acumulado, com partida e chegada também em Linares. Uma etapa que conta como base, com a segunda etapa do ano passado, com mais trilhos e passagens por mais lugares visualmente espetaculares junto do pântano de Rumblar, com uma chegada nova e intensa pelo distrito de mineração de Linares.

Atravessará Guarroman por duas ocasiões e chegará a Baños de la Encina. Uma etapa com um percurso intenso e que servirá para abandonar Linares.

Deixar uma resposta