Gustavo Veloso, vencedor das edições de 2014 e 2015 da Volta a Portugal, vai alinhar na Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.
Veloso, de 40 anos, que foi segundo na última Volta a Portugal, repetindo a classificação de 2013 e 2016, decidiu prolongar a carreira, devido à pandemia de covid-19, e ruma à formação algarvia, depois de cinco temporadas na W52-FC Porto, num total de oito na mesma estrutura, com a experiência na OFM-Quinta da Lixa.
O ciclista mais consistente na última década na Volta a Portugal já tinha admitido o prolongamento da carreira, durante a mais importante prova velocipédica nacional, tendo a confirmação ocorrido no convite para a apresentação dos reforços da formação tavirense.
“Decidi sair da W52-FC Porto devido aos meus interesses desportivos. Achei que era melhor mudar de equipa, porque quero tentar ganhar outra Volta a Portugal e não sou capaz de lutar contra a minha própria equipa. Prefiro sair e correr noutra”, explicou o veterano, de 40 anos, momentos depois de ser anunciada a sua ‘transferência’ para a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel.
Após oito anos naquela estrutura, primeiro denominada OFM-Quinta da Lixa (2013-2014), depois W52-Quinta da Lixa (2015) e, nas últimas cinco épocas, W52-FC Porto, Veloso deparou-se com uma encruzilhada e “uma decisão difícil de tomar”.
“É a minha casa e tive sempre isso em mente, mas não quero ficar com a sensação de não ter tentado. Os meus interesses iam por esse lado e, como vai ser o último ano que vou correr, vou tentar”, sustentou.
Na sua opção pela formação mais antiga do pelotão pesaram vários fatores, nomeadamente o facto de a Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel ser “uma equipa boa, com experiência na discussão da Volta”, e, como não podia deixar de ser, a presença do seu melhor amigo no pelotão nacional entre os ciclistas do conjunto liderado por Vidal Fitas.
“Tenho de reconhecer que na decisão ajudou o [Alejandro] Marque estar ali. Dou-me muito bem com ele e sei que não vou ter problema nenhum em partilhar a liderança da equipa com ele e vamos sempre apoiar-nos um ao outro”, referiu Veloso, nas declarações à agência Lusa, assumindo ainda que, “a nível económico”, a proposta dos algarvios foi a melhor.
Além do galego, natural de Vilagarcía de Arousa, na ocasião, marcada para quinta-feira, em Matosinhos, vão ser ainda apresentados como reforços da equipa orientada por Vidal Fitas os corredores Rafael Lourenço (ex-Kelly-Simoldes-UDO), Emanuel Duarte (ex-LA Alumínios–LA Sport) e o espanhol Samuel Blanco (ex-Supermercados Froiz).