O grupo ROTOR 1×13 Mountain oferece um equilíbrio perfeito entre leveza, precisão e durabilidade.

ROTOR 1x13 MountainAs modernas bicicletas de montanha precisam de mais alcance em subidas, descidas e no plano. Fiabilidade nas piores condições e uma montada mais leve, independentemente da disciplina. O ROTOR 1×13 Mountain oferece isso e muito mais.

O alto requisito técnico e os novos padrões de resistência aos quais os ciclistas atuais sujeitam os equipamentos fazem com que até os mínimos detalhes sejam a diferença entre vencer ou perder, atingir o seu objetivo ou ficar frustrado observando à margem.

ROTOR 1x13 MountainO novo grupo ROTOR 1×13 Mountain foi projetada e construída para reinventar tudo o que pensava que sabia sobre os limites de um grupo de bicicleta de montanha.

Gama de velocidades sem limites

Com uma cassete ROTOR de 13 velocidades, pode sempre treinar e competir ao máximo. As corridas de BTT podem muitas vezes esconder paredes traiçoeiras onde, se tiver um equipamento extra, fará a diferença durante a subida, proporcionando menos fadiga nas pernas pelos quilómetros adiante.

Mesmo nos percursos mais técnicos, há sempre secções de alta velocidade em que os rivais não conseguem acompanhar a roda na velocidade máxima porque têm mudanças mais curtas. A ROTOR 1×13 oferece uma gama mais ampla com melhor sequenciamento.

ROTOR 1x13Com o tamanho de cassete de 10-52t, distribuído por 13 velocidades, tem a maior variedade de velocidades do mercado, perfeita para todos os ritmos, cadências e velocidades, com sequências ideais e tamanhos de dente controlados por dados da tecnologia True Cadence do ROTOR.

Após uma análise massiva dos dados, sobre as necessidades de todos os tipos de ciclistas de montanha, a ROTOR sequenciou as suas treze velocidades com perfeição, para que, em alta velocidade, tenha uma progressão suave de rodas dentadas. Em baixas velocidades durante subidas difíceis, a sua faixa de cadência ideal é maior, para que possa encontrar o seu ritmo sem precisar mudar de uma roda dentada para a seguinte com tanta frequência.

A maquinação das cassetes ROTOR, usando a tecnologia FLOW RAMP é especificamente otimizada para ser mais eficiente em baixa velocidade, para momentos de máxima entrega de energia e cadência durante subidas até o limite vertical. As cassetes ROTOR fazem a diferença com uma etapa da corrente mais eficiente ao mudar de engrenagem para engrenagem ou em várias mudanças sem a necessidade de reduzir a entrega de energia quando precisar de estabilidade máxima.

10-52t é uma faixa enorme, mas… e as rodas dentadas intermediárias?

Graças à incorporação de 13 velocidades numa única cassete, a ROTOR oferece a roda dentada intermediária de 11 dentes entre 10t e 12t. Com todas as outras cassetes, salta diretamente de 10t para 12t, exatamente a situação que exige mais precisão de cadência quando as rodas estão em alta velocidade.

Além disso, a ROTOR é a única marca no mundo que oferece até 4 cassetes com treze velocidades, duas de tamanho máximo para XCO, Maratona, Trail, All Mountain, Enduro (10-52t e 10-46t), juntamente com duas cassetes compactas (10-39t e 10-36t) perfeitas para treinar na estrada ou corridas rápidas com pouco ganho de elevação. Com a sua leveza e alta precisão, encontra sempre o melhor alcance para todas as situações nas montanhas mais difíceis e mais altas.

Grama por grama

Vinte gramas aqui, quatro acolá… para alguém que não sabe o que é deixar a pele entre pedras, poeira e raízes, esses ganhos podem parecer insignificantes ou marginais. No entanto, para aqueles que suportam buracos brutais por mais de três horas, bebendo água quente de um bidon manchado de barro, sob um calor sufocante, quando as cólicas mal permitem pedalar e seus braços quase não seguram o guiador, é aí que o sente.

Sabe o que a natureza pode exigir de si, e é por isso que, com a nova ROTOR 1×13 Mountain, foram analisados todos os milímetros de todos os componentes, para oferecer fiabilidade máxima sem dar um grama a mais à balança.

O desviador traseiro, cassete, cubos, mangueiras e até o óleo mineral do seu exclusivo sistema hidráulico estanque foram aperfeiçoados até ao limite, para encontrar um equilíbrio perfeito. Com a ROTOR 1×13 nas versões 13 e 12, sentirá uma considerável redução de peso na sua bicicleta de montanha, adicionando fiabilidade sem precedentes ao grupo mais resistente e sofisticado do mercado.

Pesos dos grupos ROTOR 1×13

  • Grupo 1×13 Kit Ready: manipulo + desviador + cassete 12v + corrente + pedaleiro KAPIC (incluindo prato) – Peso 1.531 g
  • Grupo 1×13 Super Light: manipulo + desviador + cassete 13v + corrente + cubos 13v + pedaleira KAPIC Carbon (incluindo prato) – peso 1.816 g
  • Grupo 1×13 Performance: manipulo + desviador + cassete 13v + corrente + cubos 13v + pedaleira 2INpower MTB (incluindo prato) – peso 2.082 g

Peso dos componentes

  • Conjunto de mudanças 1×13 Mountain -> manipulo, desviador, (conectado e cheio, com uma mangueira de 2m sem cortes) 439,6 g
  • Cassete 12v -> 11-36 / 11-39 / 11-46 / 11-52 respetivamente: 230 g / 235 g / 294 g / 324 g
  • Cassete 13v -> 10-36 / 10-39 / 10-46 / 10-52 respetivamente: 243 g / 247g / 304 g / 331 g
  • Pedaleira KAPIC Carbon (175 mm, 32 t sem movimento pedaleiro): 429 g
  • Pedaleira KAPIC (175 mm, 32 t sem movimento pedaleiro): 497 g
  • Pedaleira 2INpower MTB (175 mm, 32 t sem movimento pedaleiro): 695 g
  • Cubo traseiro RVOLVER 1×13 (12×148 DISC IS JB 28h): 237 g
  • Cubo dianteiro RVOLVER (BOOST DISC IS 28h 15×110): 110 g
  • Corrente (sem cortes – 126 elos): 269 g

Construído para resistência

A preparação é essencial para corridas e treinos exigentes. Faz dieta adequadamente, mantém-se hidratado, observa a sua cadência, pulsação, watts e alonga-se sempre que pode. Mantém-se fisicamente e espera que o seu equipamento esteja pronto para responder às mesmas demandas. A tecnologia hidráulica comprovada da ROTOR significa que não é necessário trocar os cabos ou recarregar as baterias e, a caixa blindada do desviador traseiro é totalmente selada para que a água, lama e poeira não afetem o seu percurso.

Desde o primeiro momento em que percorre os trilhos, o BTT coloca o seu equipamento no limite, conforme rasga a lama ou a poeira, quando ainda há muitas horas pela frente. Com um conjunto de grupos de cabos, as tampas podem ficar inundadas com sujidade, causando um aumento de atrito ao subir as rodas dentadas e, em seguida, bloqueiam o cabo ao tentar diminuir a mudança.

A decisão de desenvolver o sistema ROTOR Pulse Hydraulics com atuação hidráulica não foi para tornar a ROTOR diferente. Na verdade, é algo que estava à sua frente há anos, com travões de disco, ao ponto de já se tornar um sistema obrigatório em todas as disciplinas e ser 100% fiável, mesmo nas condições mais difíceis.

Então, por que não usar o sistema de ação hidráulica para engrenar mudanças? Obtem-se a máxima precisão, controle total do movimento do desviador e um sistema vedado, livre de todos os elementos externos. Não importa se há lama, depois sol, poeira e mais lama. O desviador ROTOR 1×13 age sempre com o mesmo nível de suavidade e precisão que o sistema de embraiagem otimizado fornece, proporcionando durabilidade silenciosa nos terrenos mais acidentados.

A ROTOR descobriu que a chave não é adicionar mais e mais tensão ao desviador, porque é algo que gera muita perda de watts. A mudança de desviador ROTOR 1×13 Mountain está livre de tensão. Uma vez concluído, o movimento estabiliza-se nessa posição firmemente, mas sem gerar tensão excessiva na corrente que rouba sequer um de seus preciosos watts.

Todo o grupo ROTOR foi projetado para suportar, para manter o nível máximo, independentemente das condições de uso. Por esse motivo, a linha de cassetes da ROTOR é maquinada com habilidade a partir de 2 blocos sólidos com espaçamento generoso para a drenagem de lama e água, tornando-a leve e funcional, para que nada obstrua os dentes da cassete e a corrente encontre sempre tração. Há uma maior profundidade na transição entre as rodas dentadas. A cassete nunca o obriga a parar para limpá-la. A principal característica do desviador é a sua Armored Box, que protege a indexação sincronizada integrada, reduz o peso e confere a sua própria identidade, caráter e durabilidade a partir de possíveis de impactos, que nenhum outro desviador no mercado pode igualar.

Alta precisão

A história da ROTOR na criação de muitas das peças CNC mais bonitas e precisas do mercado, ou ter uma das instalações de maquinação mais admiradas do mundo, permitiu-lhes fazer peças tão espetaculares quanto o seu desviador traseiro para a ROTOR 1×13 Mountain.

Uma vez certos de que a construção era perfeita em termos de leveza, fiabilidade e precisão, a ROTOR teve que oferecer algo mais, um nível total de regulação em algo tão pessoal quanto o do botão do desviador.

O desviador da ROTOR 1×13 Mountian e a sua tecnologia de ajuste de ponto de pressão permitem regular manualmente o desviador, podendo escolher se o botão tem mais ou menos deslocamento e também o ponto em que deseja mudar a velocidade.

Ative o Inline Barrel Adjustor do desviador e escolha uma variedade infinita de pontos intermédios, entre um toque mais suave com o desviador num movimento profundo, e uma pressão breve nas rodas dentadas mais pequenas, percorrendo todo o caminho até à menor para aumentar a velocidade, ou reduzindo o curso do botão para sentir uma resposta mais direta.

Uma transmissão de elite, como a ROTOR 1×13 Mountain, deve estar cheia de detalhes que tragam melhorias, alguns são muito óbvios e outros nem tanto. Qualquer ciclista que já tenha parado para trocar de roda, apreciará a utilidade do botão Go to Origin, com uma única pressão, o desviador desce até a menor roda dentada.

Da mesma forma, o sistema Quick Extract possui um design inovador de caixa de roldanas fabricado a partir de 2 peças separadas para abrir com facilidade e libertar a tensão da corrente. Ambas as tecnologias funcionam perfeitamente para remover e montar a roda traseira em tempo recorde, sem bater na pinça ou no disco do travão ou ter que aplicar qualquer força para que a roda se encaixe perfeitamente no suporte do quadro. Depois de concluído, apenas precisará armar novamente a caixa das roldanas com uma mão e voltar aos pedais.

O manípulo da ROTOR segue o mesmo nível de inovação e excelência no processo de desenvolvimento e o sistema de fixação de montagem direta permite fácil integração com as melhores alavancas de travão do mercado. A atuação de gatilho único significa que só precisa de se concentrar em mudar com o polegar. Com um longo impulso para mudanças mais leves e um empurrão de curto deslocamento para aumentar a velocidade, está sempre no controle do guiador.

O manípulo principal oferece controlo ergonômico perfeito para 90% das situações; no entanto, a ROTOR também oferece um segundo manípulo Gravi opcional para um alcance de mudança mais natural ao descer declives muito íngremes. É simples, engenhoso e extremamente útil em várias situações em que precisa saltar rapidamente para mudanças mais baixas a meio de um declive acentuado. Esse recurso extra opcional é facilmente anexado e removido para que possa escolher quando usá-lo, dependendo do percurso a percorrer.

Qualidade original

Com as transmissões ROTOR 1×13 Mountain, a ROTOR trabalhou incansavelmente para criar um padrão superior em fiabilidade, eficiência e leveza. Para instalar a inovadora cassete 13v, foi necessário fabricar um cubo específico apenas para os sistemas Boost que acomodariam esse equipamento extra exclusivo do sistema de transmissão ROTOR.

Analisaram a tensão cruzada dos raios, a torção do dropout, a pressão interna dos rolamentos e a tração da cassete. Especialmente nas montanhas, os cubos são continuamente expostos à sujidade, humidade e lama. É um componente crítico e, por esse motivo, a ROTOR decidiu criar do zero cubos superiores, leves e de alto desempenho, construídos para durar uma vida. A sua tecnologia RVOLVER, que é um sistema inovador de linguetes radiais e angulares que, além de fornecerem uma acústica celestial, reduz o atrito e o tempo de resposta da tração.

A ROTOR alcançou uma leveza incrível graças ao seu extraordinário Intelligent Flange Design, onde os raios são alojados, através do processo CNC de alumínio 7075-T6, que suporta cargas muito altas. Sem um único elemento de rosca, a ROTOR obteve peças de alta precisão por toda a vida numa configuração 1: 1 para a maioria dos aros do mercado.

Kits 1×13

1X13 Mountain Performance

1X13 Mountain Performance – Para ciclistas competitivos que desejam um medidor de potência de elite para acompanhar o seu desempenho com grande capacidade de subida e uma cassete leve com uma roda dentada extra.

Incluindo o desviador, manípulo, pedaleira 2INpower MTB, cassete de 13 velocidades, cubo de 13 velocidades, 1 prato, corrente 12v.

1×13 Mountain Superlight

1×13 Mountain Superlight – Para ciclistas de alto desempenho que desejam um passeio super leve para descidas técnicas de alta velocidade e uma roda dentada extra para subida.

Incluindo o desviador, manípulo, pedaleira KAPIC Carbon, cassete de 13 velocidades, cubo de 13 velocidades, 1 prato, corrente 12v.

1X13 Mountain Ready

1X13 Mountain Ready (12v) – Para ciclistas que desejam atualizar sua transmissão atual com um sistema hidráulico leve e fiável.

Incluindo o desviador, manípulo, pedaleira KAPIC, cassete de 12 velocidades, 1 prato, corrente 12v.

Grupo ROTOR 1x13 MountainPreços dos kits 1×13

  • 1X13 Mountain Performance – € 2.549
  • 1×13 Mountain Superlight – 1.799 €
  • 1X13 Mountain Ready – € 1.399

Disponível em outubro de 2019, mais informações em rotorbike.com.

Deixar uma resposta