O norte-americano Greg LeMond, três vezes vencedor da Volta a França em bicicleta e duas vezes campeão do mundo, foi condecorado com a medalha de ouro do Congresso, o galardão civil mais prestigiado nos Estados Unidos.

Greg Lemond Condecorado Com Medalha De Ouro Do Congresso Dos Estados UnidosLeMond, vencedor do Tour em 1986, 1989 e 1990, é atualmente o único vencedor norte-americano da competição mais importante do ciclismo mundial, uma vez que o compatriota Lance Armstrong perdeu todos os sete títulos conquistados, por doping.

PUB

“Pergunto a mim mesmo: Porquê eu? Não sei o que dizer. Sinto-me humilde com esta distinção. Acho que é uma honra destinada às pessoas que salvam vidas e inventam curas para novas doenças. Estou realmente honrado, mas, ao mesmo tempo, acho difícil aceitar este tipo de recompensa”, disse LeMond ao Wall Street Journal.

Greg Lemond Condecorado Com Medalha De Ouro Do Congresso Dos Estados UnidosO antigo ciclista sublinha que existem outras pessoas que merecem, mais do que ele, ser reconhecidas: “Não esperava este reconhecimento quando comecei a andar de bicicleta. Quando olho para a lista de pessoas que receberam este prémio, digo a mim mesmo que estou em muito, muito boa companhia”.