O russo Dmitrii Strakhov (Lokosphinx) ganhou hoje a primeira etapa do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela e assumiu o comando da classificação geral, ao cabo dos 177,2 quilómetros que ligaram Mêda a Figueira de Castelo Rodrigo.
A corrida desenrolou-se de forma nervosa e frenética, sem que se formasse qualquer fuga digna desse nome até ao terço final da etapa. A cerca de 40 quilómetros da meta, Dmitrii Sokolov (Lokosphinx) isolou-se e teve a maior vantagem de todos aqueles que participaram em escaramuças, 1m20s. Mas o pelotão reagiu a tempo e anulou a fuga na subida para a terceira montanha do dia, a cerca de 6 quilómetros do final.
Numa chegada ao sprint entre o pelotão de 22 corredores que restou depois da primeira seleção, Dmitrii Strakhov conquistou a quarta vitória da carreira, todas em Portugal – Clássica da Arrábida, duas etapas na Volta ao Alentejo e, agora, a tirada inaugural da corrida beirã. Dmitrii Strakhov terminou a etapa com 4h29m17s, seguido pelo colombiano Wilmar Paredes (Manzana Postobón) e pelo português Daniel Mestre (Efapel).
Entre as várias movimentações que aconteceram durante a viagem, algumas envolveram corredores que têm aspirações à classificação geral e que aproveitaram para bonificar nas duas metas volantes. César Fonte (W52-FC Porto) e Joni Brandão (Sporting-Tavira) já amealharam 5 segundos, e Gustavo César Veloso (W52-FC Porto) bonificou 2 segundos.
Os sprints intermédios tiveram, pois, influência na arrumação do top 10 da geral. O comando pertence a Dmitrii Strakhov, seguido por Wilmar Paredes, a 4 segundos. O terceiro, a 5 segundos, é César Fonte.
Dmitrii Strakhov junta a classificação da juventude à geral individual. Mário González (Sporting-Tavira) comanda a lista dos trepadores e César Fonte é o primeiro nas metas volantes. A Manzana Postobón está na dianteira da tabela coletiva.
A segunda etapa, a mais extensa da competição, disputa-se neste sábado. A caravana vai partir do Sabugal, às 12h00, para chegar a Seia, às 16h50, depois de percorridos 193,9 quilómetros. A viagem de sobe e desce prevê-se mais exigente do que a primeira, uma vez que os corredores terão de superar três contagens de montanha de segunda categoria, Alto dos Prazeres (km 77,8), Covilhã (km 109) e Alvoco da Serra (km 165,5).
Classificações
1.ª Etapa: Mêda – Figueira de Castelo Rodrigo, 177,2 km
1.º Dmitrii Strakhov (Lokosphinx), 4h29m17s
2.º Wilmar Paredes (Manzana Postobón), mt
3.º Daniel Mestre (Efapel), mt
4.º Sergio Huguita (Manzana Postobón), mt
5.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), mt
6.º Ricardo Vilela (Manzana Postobón), mt
7.º Xuban Errazkin (Vito-Feirense-BlackJack), mt
8.º Brandon McNulty (Rally Cycling), mt
9.º César Fonte (W52-FC Porto), mt
10.º Sérgio Pardilla (Caja Rural-Seguros RGA), mt
Geral Individual
1.º Dmitrii Strakhov (Lokosphinx), 4h29m07s
2.º Wilmar Paredes (Manzana Postobón), a 4s
3.º César Fonte (W52-FC Porto), a 5s
4.º Joni Brandão (Sporting-Tavira), mt
5.º Daniel Mestre (Efapel), a 6s
6.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), a 8s
7.º Sergio Higuita (Manzana Postobón), a 10s
8.º Ricardo Vilela (Manzana Postobón), mt
9.º Xuban Errazkin (Vito-Feirense-BlackJack), mt
10.º Brandon McNulty (Rally Cycling), mt