A cidade escocesa de Glasgow será a anfitriã da edição inaugural dos UCI Cycling World Championships com 13 variantes do ciclismo, marcado para agosto de 2023.

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou hoje, em comunicado, a intenção de fazer decorrer estes Mundiais unificado “em duas semanas em agosto de 2023”, com 13 títulos em disputa.

A cidade de Glasgow foi escolhida depois de ter recebido já provas de ciclismo de pista e outros eventos, com destaque para o Velódromo Chris Hoy e o Centro de BMX de Glasgow, o que “retira a necessidade de construir nova infraestrutura”.

Os Mundiais de ciclismo vão decorrer de quatro em quatro anos, sempre no ano pré-olímpico, sendo que o presidente da UCI, David Lappartient, destacou a medida como “histórica” por poder “mostrar ao mundo as diferentes disciplinas deste desporto”.

Ao todo, são 13 as disciplinas que passam a juntar-se de quatro em quatro anos, com destaque para as provas de estrada, as provas paralímpicas, as corridas ‘cross country’ e BMX e o ciclismo de pista, além de provas de ‘trials’ e de ‘granfondo’.

Lista das 13 provas:

UCI Road World Championships
UCI Para-cycling Road World Championships
UCI Track Cycling World Championships presented by Tissot
UCI Para-cycling Track World Championships
UCI Mountain Bike Cross-country World Championships presented by Mercedes-Benz
UCI Mountain Bike Downhill World Championships presented by Mercedes-Benz
UCI Mountain Bike Marathon World Championships
UCI Mountain Bike Cross Country Eliminator World Championships
UCI Trials World Championships
UCI BMX Freestyle Park World Championships
UCI BMX World Championships
UCI Indoor Cycling World Championships
UCI Gran Fondo World Championships

“Um evento como este representa uma maravilhosa oportunidade de encorajar a bicicleta como forma de mobilidade diária, garantindo um futuro sustentável para áreas urbanas e rurais e as suas populações”, considerou Lappartient.

Deixar uma resposta