PUB

Cinco equipas masculinas UCI e a equipa nacional italiana competirão no Giro d’Italia Virtual juntamente com uma série de lendas ex-profissionais e entusiastas do ciclismo de todo o mundo.

O evento patrocinado por 6 marcas fará com que os ciclistas levem, duas vezes por semana, os seus rolos de treino inteligentes a enfrentar as 7 etapas virtuais, ajudando em simultâneo a Cruz Vermelha Italiana.

PUB

A ‘Corrida Rosa’ também contará com a participação de três equipas UCI femininas e a equipa nacional italiana de ciclismo. A classificação de ambas as corridas será atualizada após cada etapa, além das transmissões ao vivo após as 18:00 CEST, com entrevistas aos principais protagonistas.

A RCS Sport convida também os ciclistas amadores de todo o mundo a juntarem-se aos seus ídolos do passado e do presente, nas sete etapas do Giro d´Italia Virtual, que acontece entre 18 de abril e 10 de maio.

Os participantes incluem: Seis equipas masculinas (Astana Pro Team, Team Bahrain-Mclaren, Movistar Team, Team Jumbo – Visma e Bardiani CSF Faizanè), profissionais e sub 23 da equipa nacional italiana e vários ex-profissionais famosos (conhecidos como as ‘Lendas’), como Ivan Basso, Stefano Garzelli, Alessandro Ballan, Claudio Chiappucci, Andrea Tafi, Stefano Allocchio e Alessandro Bertolini.

Entre os ciclistas profissionais que competem estão: Primoz Roglic (vencedor do UAE Tour 2019, Tirreno-Adriatico e Vuelta a España, e terceiro classificado na 102ª edição do Giro d’Italia) e Jakob Fuglsang (vencedor de Liège- Bastogne-Liège e Critérium du Dauphiné em 2019). O diretor da equipa nacional italiana, Davide Cassani, também convidou alguns dos ciclistas mais fortes da seleção de Itália para a competição, incluindo Elia Viviani, Alberto Bettiol, Davide Formolo, Matteo Trentin, Diego Ulissi e Sonny Colbrelli.

A corrida rosa

Três equipas profissionais femininas (Trek – Segafredo, Movistar Team Women, Astana Women’s Team) e a equipa nacional italiana competirão entre si na Pink Race – uma competição de equipas femininas reservada a ciclistas profissionais. Entre as ciclistas participantes estão Letizia Paternoster (campeã da Europa de sub-23 com 15 medalhas de ouro conquistadas nos Campeonatos do Mundo e da Europa), Elisa Longo Borghini (vencedora do Strade Bianche Donne 2017 e a tricampeã nacional de contrarrelógio) , Lizzie Deignan (campeã do mundo de estrada 2015) e Ellen van Dijk (vencedora do Tour of Flanders de 2014).

As classificações

O Giro d’Italia Virtual apresentará uma classificação geral individual masculina e feminina para ciclistas amadores, premiando com a Camisola Rosa ambos os vencedores, bem como a Camisola Branca para o melhor jovem da prova. Os participantes também irão concorrer ao Prémio Garmin. Os profissionais masculinos que competem no evento competirão pela classificação das suas equipas e não pela classificação individual, tal como as profissionais femininas que competem na Corrida Rosa.

Os resultados de cada etapa e a classificação geral do evento serão publicados todas as terças e sextas-feiras em www.giroditalia.it.

Além disso, todos os sábados, domingos, quartas e quintas-feiras, irá para o ar uma transmissão ao vivo após cada etapa, que será possível assistir através das plataformas de redes sociais da Giro (YouTube, Instagram e Facebook), apresentando entrevistas com os maiores nomes da corrida.

O Giro D’Italia Virtual ENEL – PATROCINADORES

O Giro d’Italia Virtual, que irá angariar fundos vitais para a Cruz Vermelha Italiana, foi criado em colaboração com a Enel (a parceira oficial de apresentação do evento), Garmin Edge e Tacx. A corrida também é oficialmente patrocinada por Castelli, Bianchi e NAMEDSPORT.

INFORMAÇÕES, REGRAS E COMO SE INSCREVER NA PLATAFORMA GARMIN DO EVENTO em www.garminvirtualride.com.

Para viver as emoções do Giro d’Italia Virtual, os ciclistas precisam apenas de uma conta Garmin Connect, para se inscreverem gratuitamente em www.garminvirtualride.com/it. Após o registo, poderão fazer o upload dos arquivos GPX das sete etapas do Giro d’Italia Virtual e instalá-los no seu Garmin Edge. Os ciclistas também precisarão de um rolo de treino inteligente de nova geração, como os fornecidos pela Tacx ou qualquer outra marca, com recursos semelhantes, para poderem participar.

A inscrição no evento permitirá aos corredores participarem nas sete etapas do Giro d’Italia Virtual. O registo é dividido em quatro categorias separadas – ‘Amador’, ‘Lendas’, ‘Pro’ e ‘Mulher’ – cada uma com sua própria classificação geral. O portal de inscrição estará disponível para acesso, em quatro idiomas, enquanto o livro de regras oficial do evento estará apenas disponível em inglês e italiano.

A Próxima Etapa

Etapa 10 – de sábado 18 a terça-feira 21 de abril – SAN SALVO> TORTORETO – (da Controguerra, elevação vertical final de 32,1 km – 480 m)

Angariação de fundos para a Cruz Vermelha Italiana em parceria com Rete del Dono

A RCS Sport está a promover uma iniciativa de angariação de fundos em auxílio à Cruz Vermelha Italiana, aceitando doações através do portal de doações Rete del Dono, disponível em www.retedeldono.it/giro. As doações feitas através no portal até 10 de maio permitirão à organização humanitária continuar a trabalhar na linha da frente da emergência à Covid-19, oferecendo ajuda de primeira linha em profissionais de socorro, testes ao vírus, apoio psicológico e logístico, entre outras atividades de vital importância na luta contra a epidemia.

Esta campanha foi tornada realidade graças a Rete del Dono – um parceiro de longa data da RCS Sport e coordenador notável de vários programas de caridade desportivos de sucesso, incluindo a Maratona de Milão e Gran Fondo Strade Bianche. Somente nas últimas semanas, Rete del Dono ativou mais de 70 campanhas de angariação de fundos destinadas a combater a emergência da Covid-19.

Além de patrocinar o evento, a Castelli também irá doar 5 euros à Cruz Vermelha Italiana por cada camisola de corrida # Giro102 comprada através do seu site www.castelli-cycling.com.

As etapas virtuais do Giro d’Italia Virtual:

Etapa 10 – do sábado 18 à terça-feira 21 de abril – SAN SALVO> TORTORETO – (da Controguerra, elevação vertical final de 32,1 km – 480 m)

Etapa 12 – de quarta-feira 22 a sexta-feira 24 de abril – CESENATICO> CESENATICO (NOVE COLLI) – (de Linaro a Sogliano al Rubicone, 32,7 km – elevação vertical de 980m)

Etapa 16 – de sábado 25 a terça-feira 28 de abril – UDINE> SAN DANIELE DEL FRIULI (1 volta do circuito final da etapa) – (final de 26,9 km – elevação vertical de 550m)

Etapa 17 – de quarta-feira 29 de abril a sexta-feira 1 de maio – BASSANO DEL GRAPPA> MADONNA DI CAMPIGLIO – (de Villa Rendena, final de 25,9 km – elevação vertical de 930m)

Etapa 18 – do sábado 2 à terça-feira 5 de maio – PINZOLO> LAGHI DI CANCANO (Parque Nacional Stelvio) – (de Bocca del Braulio, final 30,0 km – 710m de elevação vertical)

Etapa 20 – de quarta-feira 6 a sexta-feira 8 de maio – ALBA> SESTRIERE – (de Briancon, 31,5 km – 1.180 m de elevação vertical)

Etapa 21 – do sábado 9 ao domingo 10 de maio – CERNUSCO SUL NAVIGLIO> MILÃO ITT TISSOT – (etapa completa, elevação vertical de 15,7 km – 30m)

PUB