A ŠKODA apresenta o percurso da 14ª edição do Garmin Titan Desert e torna-se o veículo oficial da prova para os próximos 3 anos.

A marca de automóveis checa, considerada a quarta mais antiga do mundo, faz parte do grupo Volkswagen, com o seu apoio à Garmin Titan Desert, demonstra mais uma vez o seu compromisso com o ciclismo, depois de estar presente noutros grandes eventos como o Tour da França ou o Tour de Espanha.

Durante as 6 etapas da prova, um veículo ŠKODA irá abrir uma corrida e expor as bicicletas do vencedor e vencedora de cada dia.

Mais dunas do que nunca

A apresentação do percurso do Garmin Titan Desert, que se realiza entre 28 de abril e 3 de maio de 2019, deu a conhecer 6 etapas em que os atletas devem passar um total de 640 km e uma subida acumulada de 5.911m, num ambiente onde dunas e navegação se tornam mais importantes que nunca.

Segundo o diretor desportivo do evento, Manuel Tajada: “Queríamos fazer um Garmin Titan Desert mais desértico. Para isso, passámos de ultrapassar duas dunas para passar três nesta edição. “Também aumentou a importância da navegação e, para este 2019, será o palco Garmin (tudo isso sem faixas) e um setor do passo 3, nas mesmas circunstâncias. Ao todo, encontramos o Titan mais difícil da história.”

Rampas de 14%: o ŠKODA Challenge colocará cada um no seu lugar

Uma das novidades do Garmin Titan Desert 2019 terá lugar na quinta etapa da prova. A entrada da ŠKODA como Patrocinador Premium, trouxe consigo a criação do Desafio ŠKODA, uma secção especial de subida, em que o atleta mais rápido a completá-la será premiado.

Neste segmento, que será entre os 31 e 45 kms da penúltima etapa, os participantes terão de enfrentar 14 kms  de subida com um desnível positivo de 325 metros e rampas que atingem 14%.

Fidel Jiménez de Parga, CEO da ŠKODA, “estar no Garmin Titan Desert vai-nos permitir demonstrar mais uma vez a fiabilidade do nosso SUV que se adapta a todos os terrenos.” “Além disso, estamos muito orgulhosos por participar deste evento que une ciclistas profissionais e amadores e tornou-se uma referência no calendário do ciclismo”, acrescentou Jiménez de Parga.

O Titan com mais nível

A apresentação do percurso do Garmin Titan Desert 2019 também serviu para confirmar a participação do ex ciclista profissional Joaquim ‘El Purito’ Rodríguez nesta edição da aventura Norte Africana.

Vencedor de 9 etapas no Tour de Espanha (2º classificadoem 2015 e 3º em 2010 e 2012), 3 etapas no Tour de France (3º lugar em 2013), 2 etapas do Giro d’Italia (2º lugar em 2012) e número 1 no ranking UCI dos anos 2010, 2012 e 2013 (entre outras conquistas), ‘El Purito’ correrá no Garmin Titan Desert acompanhado por Oliver Aviles, vencedor de uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de BTT em 2005.

Depois colocar de lado a sua bicicleta em 2016 e ter concluído 17 anos como profissional, Joaquin Rodriguez será o novo embaixador global do Garmin Titan Desert até 2020. ‘El Purito’ enfrenta a sua primeira participação nesta corrida “com vontade de conhecer Marrocos. Eu nunca lá estive nem sequer a competir, então acho que vai ser uma experiência muito especial “, diz ele. Tratando-se da sua primeira experiência, o seu principal objetivo é “conhecer a corrida”, embora reconhecendo que “estou numa boa forma e espero estar ainda melhor quando for para o Garmin Titan Desert”. No que diz respeito à sua preparação, Rodríguez salienta que “correrei em mais algumas corridas de BTT e, como é uma corrida por etapas, tentarei trabalhar longas distâncias”.

À margem da competição, ‘El Purito’ espera desfrutar da experiência: “As corridas de BTT têm algo de muito divertido que é a camaradagem que existe entre os ciclistas. O acampamento e as movimentações em conjunto, são algo que o fazem sentir-se dentro da organização”.

A participação de ‘El Purito’ no Garmin Titan Desert junta-se a outros nomes de prestígio como Abraham Olano, Melcior Mauri, Josep Betalú, Oscar Pujol e o francês Sylvain Chavanel, que detém o título de ciclista com mais participações no Tour de France, com um total de 350 etapas (das quais ganhou 3). Além disso, também vai enfrentar a aventura em Marrocos, Núria Picas, bicampeã do Ultra Trail World Tour (2014 e 2015), vencedora do Ultra Trail de Montblanc (2017) e primeira classificada no Campeonato Mundial de Ultra Trails (2012).

As etapas em detalhes

Etapa 1: Merzouga-Merzouga (109 km / + 800) levará os ciclistas através duma área conhecida: os caminhos paralelos que seguem para os abrigos Hassi Labiad. Neste primeiro dia, eles vão coroar uma grande duna no Erg Chebbi, antes de dar lugar a uma área de caminhos rápidos e um grande barranco que os vai levar ao oásis de Tizzermint.

Ao sair, eles irão enfrentar um grande planalto com uma zona de navegação, onde devem evitar uma barreira rochosa.

Nos últimos quilómetros, regressará aos trilhos em boas condições antes de chegar à linha de meta, no mesmo local do ponto de partida.

Etapa 2: Merzouga-Ouzina (105Km / + 731m) é um autêntico deserto. A etapa Garmin será realizada sem auxílios de navegação e os corredores terão que desenhar a sua estratégia para completar o percurso.

Um terreno desértico típico, com áreas rochosas e arenosas, a passagem de um cordão de dunas e trilhos tipicamente marroquinos.

Será o primeiro setor da etapa da maratona e o acampamento estará localizado num local de difícil acesso e num ambiente espetacular.

O saída para esta etapa, para os primeiros classificados e classificadas, será feita um a um a cada 30 segundos.

Etapa 3: Ouzina-Merzouga (118 km / + 1.555m) completará o segundo setor da etapa maratona, começando com um campo de dunas junto ao acampamento.

Uma vez superado, os ciclistas enfrentarão um terreno muito pedregoso antes de enfrentar duas grandes subidas curtas, mas de muito desnível no  interior de uma exploração mineira.

Na saída desta secção montanhosa, irá passar-se a um setor de navegação de cerca de 25 quilómetros.

Superadas estas dificuldades, o terreno muda e torna-se mais arenoso até se atingirem os últimos quilómetros, que vão melhorando gradualmente.

A chegada ao acampamento será por caminhos conhecidos de etapas anteriores.

Etapa 4: Merzouga-M’ssici (119k / + 1.031m) é de mudanças no terreno. Depois de uma saída rápida e do atravessamento de um grande barranco, a rota passará por um lago salgado de grande extensão.

A partir deste ponto, quilómetros e quilómetros de trilhos em bom estado e sem dificuldade antes de chegar à linha de meta, neste dia de transição entre o deserto e a montanha.

Etapa 5: M’ssici-El Jorf (125Km / + 1.535m) começa com caminhos semelhantes aos do dia anterior.

A segunda parte do dia muda e levará os ciclistas a um desfiladeiro de montanha que termina numa subida que coroa a 1.300m de altitude. É neste ponto que acontece o Desafio ŠKODA.

A descida é feita por trilhos secundários até enfrentar os únicos quilómetros de alcatrão de todo o percurso.

Após esses quilómetros, o percurso alcançará uma pista grande, muito boa e larga. A chegada à linha de meta é feita por faixas sinuosas, algo mais pedregosas que melhora nos últimos quilómetros.

Etapa 6: O Jorf-Maadid (64 km / + 259m) começa com uma pré-saida antes de chegarem a um grande barranco, onde começaram uns quilómetros macios e arenosos para chegar a um grande e extenso conjunto de faixas algo pedregosas e atravessamentos de rios de areia.

Ao se aproximarem do objetivo, os caminhos melhoram, são mais rápidos, antes de irem diretos para o mítico Hotel Xaluca de Maadid, ponto final destes 6 grandes dias de BTT.

Video de apresentação da Garmin Titan Desert 2019:

Inscrições em tempo record

Depois de ter fechado as inscrições na edição de 2018 ao alcançar os 600 participantes, o Garmin Titan Desert 2019 continua com um ritmo frenético. A 80 dias da realização da prova, são 580 os participantes que formalizaram o seu registo.

A representação internacional do Garmin Titan Desert também está assegurada. Até ao momento, as inscrições foram registradas em 17 países diferentes, com Espanha, França, Andorra e Colômbia a apresentar o maior número de participantes.

Quanto à assiduidade, deve-se fazer notar que 40% dos participantes da 14ª edição do Garmin Titan Desert são repetidores.

Mais informações em www.titandesert.com.

Deixar uma resposta