A Garmin acaba de lançar para o mercado os seus novos ciclocomputadores Edge 530 e 830, desenhados para uma utilização em qualquer tipo de terreno.

São dois novos equipamentos GPS que incorporam novas funções de navegação, conectividade e analises avançadas de rotas. Oferecem um ecrã de 2,6 polegadas a cores e com botões – no caso do Edge 530, e tátil para o Edge 830 (que pode ser utilizado inclusivamente quando o equipamento está molhado ou quando o utilizador utiliza luvas.

Monitorização de esforço

O controlo de esforço durante uma rota é algo de extrema importância. Assim, os novos modelos Edge da Garmin recolhem dados vitais que proporcionam informações sobre o rendimento, para que o ciclista possa melhorar e administrar o seu esforço.

A nova funcionalidade ClimbPro proporciona dados em tempo real sobre as subidas e descidas. Além disso, caso se trate de uma atividade pré-carregada, permite ainda medir o esforço empregue face ao resto da rota.

Fora da pista, o Garmin Edge 530 e o Garmin Edge 830 dão a conhecer as últimas quatro semanas de utilização no que respeita a exercícios de esforço aeróbico baixo, alto e anaeróbico, para assim melhor avaliar o treino do ciclista e facultar-lhe informação para saber onde precisa de centrar mais atenção. Quando combinado com sensores compatíveis, ambos calculam uma curva de potência, comparando o esforço da rota realizada com as que foram utilizadas nas semanas e meses anteriores. Para os ciclistas que seguem um plano de treino, é possível sincronizar os equipamentos automaticamente com o Garmin Connect e TrainingPeaks para visualizar o pano para a semana seguinte.

Além disso, é ainda possível aceder a dados sobre o rendimento do organismos em diferentes ambientes, tendo em conta a capacidade de adaptação à temperatura e altitude, e assim receber notificações sobre a necessidade de hidratação.

Por outro lado, ao adicionar uma cinta de medição de frequência cardíaca (comprada em separado), o ciclista tem acesso a uma grande variedade de dados fisiológicos, como por exemplo o VO2 máximo e o controlo da recuperação, para analisar os dados e informar sobre o tempo necessário antes de recomeçar o treino. Todas estas informações podem ser analisadas posteriormente na comunidade virtual Garmin Connect, pelo que é possível aceder a uma análise detalhada sobre o rendimento.

Estrada, montanhas e gravilha

O Garmin Edge 530 e 830 oferecem a navegação mais intuitiva e fiável porque, além de contarem com o Garmin Cycle Map pré-instalado, dispõem ainda de função de navegação volta a volta e alertas de navegação que avisam quando – por exemplo – se aproxima uma curva apertada. Assim, está devidamente capacitado para guiar o ciclista novamente ao ponto de origem caso este se desvie do percurso ou se perca. O Edge 830 permite ainda que o ciclista crie novas rotas diretamente no dispositivo.

Para ajudar os utilizadores a circular em diferentes cenários, os dois modelos oferecem as melhoras rotas de estrada, montanha ou gravilha – conferidas por outros ciclistas. Guiam inclusivamente os ciclistas de regresso à rota ou ao início do caminho.

Além disso, e graças a estes equipamentos, os ciclistas podem passar mais tempo em cima da bicicleta sem terem praticamente de esperar pelo cálculo da rota, já que a velocidade de processamento é duas vezes mais rápida que os modelos anteriores.

Ciclismo de montanha

Esta é uma das novidades em destaque nos novos modelos. Agora integram o perfil de ciclismo de montanha. Assim, durante todo o caminho, são capazes de registar todos os detalhes como os saltos, a distância entre estes e o tempo de suspensão no ar. Além disso, integram a funcionalidade Grid, que qualifica a dificuldade de uma rota, os dados de elevação e o acelerómetro; e Flow, que mede a facilidade com que um ciclista desce um caminho.

Rotas e localização

Além da forma física e do rendimento dos treinos, tudo fica mais completo com a aplicação Trailforks. Com este software é possível descarregar os melhores mapas de caminhos para ciclismo de montanha de mais de 80 países. Os mapas da Trailforks incluem informação topográfica, pontos de interesse, mapas de calor, condições de rotas, fotos, vídeos e muito mais.

Além disso, e com estes novos dispositivos, é possível aceder diretamente a trajetos sem necessidade de utilização de computador. E quando um ciclista para a meio de uma rota, entra em ação o modo Forksight, que mostra automaticamente as bifurcações mais próximas.

Maior conectividade

Seja para ir para o trabalho ou para dar uma volta de bicicleta com os amigos, as funcionalidades integradas de conectividade e monitorização fazem do Garmin Edge 530 e dos 830 parceiros para conferir maior tranquilidade. Em concreto, estão capacitados para visualizar notificações inteligentes (chamadas e SMS), além de aceder a serviços de informação em direto, como o prognóstico do tempo (funções ativas mediante utilização de um smartphone compatível).

O LiveTrack, a funcionalidade de troca de mensagens entre ciclistas, oferece ainda um maior índice de confiança porque permite enviar mensagens predeterminadas a partir do ciclocomputador e informar os companheiros se está a chegar à sua localização ou se estes podem continuar. No caso de ser necessário pedir ajuda, o utilizador pode ainda enviar uma mensagem aos seus companheiros de rota ligados ao GroupTrack para que possam encontrá-lo facilmente.

E se um ciclista parar para comer alguma coisa ou aproveitar a vista, o novo cadeado virtual (alarme de bicicleta protegida por PIN) emite um aviso sonoro e envia uma notificação para o smartphone caso a bicicleta seja movida.

Soluções completas

Os novos Garmin Edge 530 e 830 são compatíveis com outros dispositivos que os complementam. Para isso, dispõem de Bluetooth (tecnologia para ligação sem fios a um Smartphone compatível) e ANT+, pelo que é possível comunicar com sensores que suportem esta tecnologia, sejam eles de velocidade, cadência ou frequência cardíaca.

Entre eles, destaque para os novos sensores sem fios, Speed Sensor 2 e Cadence Sensor 2, que completam as múltiplas funcionalidades dos Edge, mediante o controlo mais exaustivo de velocidade, distância e cadência da pedalada. Ambos estão equipados com tecnologia ANT+ e BLE, que permite a sincronização com o Garmin Connect e outras aplicações de treino, assim como com dispositivos e equipamentos de fitness compatíveis.

Com uma autonomia de um ano, o sensor de velocidade liga-se a qualquer uma das rodas e calibra-se automaticamente quando combinado com um dispositivo Garmin Edge para proporcionar dados precisos de velocidade e distância. O sensor de cadência fixa-se a qualquer biela e mede as pedaladas por minuto para ajudar o ciclista a obter o máximo proveito do seu treino.

O Garmin Edge 530 e o 830 são também compatíveis com a gama de luzes e radares Varia, o radar de visão traseira com luz RTL510 e a luz inteligente UT800 para que os ciclistas possam ser vistos em todos os momentos e debaixo de qualquer condição de luminosidade quando estão na estrada.

Inigualável

A Garmin oferece a possibilidade de personalizar ambos os dispositivos através de aplicações e widgets mediante o Connect IQ. Entre outras funções, é possível utilizar a aplicação AccuWeather MinuteCast para saber quando vai começar a chover e a app Yelp para descarregar a localização de restaurantes ou de lojas. Para aqueles ciclistas que planeiam as rotas com tempo, aplicações o Strava Summit, Komoot ou Wikiloc podem ser muito úteis, já que permitem importar os dados diretamente para o dispositivo.

Autonomia e localização

Finalmente, existem outras características que fazem com que ambos os dispositivos se destaquem: a bateria, que oferece uma autonomia de 20 horas e alcança até 44 horas graças ao pack de alimentação (opcional) Garmin Charge; e a nova ferramenta “Encontre o meu Edge”, que permite encontrar o dispositivo em caso de queda ou algum incidente (sempre que esteja emparelhado com um Smartphone compatível).

Os Garmin Edge 530 e 830 já estão disponíveis, aqui podes encontrar o 830 e aqui o 530.

1 COMENTÁRIO

  1. Garmin é o melhor gps. Mas se tiver problemas depois da garantia você não encontra peças de reposição.

Deixar uma resposta