A FOX revelou a gama de suspensões para 2021 que inclui grandes updates e a novíssima 38 para Enduro, bem como os novos amortecedores FLOAT X2 e DHX2.
Uma família de suspensões ligada a um vínculo comum de desempenho pronto para corridas, orientado para o ajudar a dar o seu melhor.
Em 2005, a FOX mudou as regras do jogo com a introdução da 36, abrindo caminho para uma nova categoria nas suspensões de ciclismo de montanha – e o Enduro nasceu.
No mesmo ano, a FOX introduziu uma irmã mais velha, com as 40, mudando para sempre o cenário das corridas de downhill – desafiando a gravidade e as expectativas de como deveria ser a suspensão de coroa dupla.
15 anos, incontáveis vitórias de taças do mundo e EWS mais tarde, a sua premiada família de suspensões está pronta para redefinir mais uma vez o jogo com a novíssima 38.
Esta filha do meio rebelde é uma arma para enduro, de longo curso e contundente, pronta para continuar a evolução e as tradições vencedoras do seu pedigree campeão.
EIXO FLUTUANTE
Os eixos flutuantes podem parecer-se com outros eixos, mas, na verdade, oferecem uma vantagem de desempenho distinta, devido à sua capacidade exclusiva de combinar a largura exata da superfície de montagem de roda da suspensão, precisamente com o espaçamento do flange do cubo dianteiro, criando assim um alinhamento perfeito do chassi e eliminando atritos indesejados entre as pernas superior e inferior da suspensão.
Os eixos flutuantes proporcionam um movimento de suspensão muito mais suave em toda a faixa de deslocamento da suspensão, melhorando consideravelmente a sensibilidade e a qualidade geral da condução.
As novas 36 e 38 são equipadas com um novo sistema de eixo flutuante com patente pendente e chaveta de aperto rápido, combinando o benefício de um eixo flutuante com a facilidade de um aperto rápido, sem necessidade de ferramentas.
Com este sistema, o espaçamento é travado através de uma manga flutuante, permitindo a remoção e recolocação sistemáticas da roda dianteira, mantendo o alinhamento perfeito da suspensão. O posicionamento da manga flutuante é predefinido de fábrica; portanto, se não tiver certeza de como operar o sistema de eixo flutuante ou simplesmente não se quiser preocupar com isso, basta instalar a roda dianteira e seguir viagem.
Disponível como opção, existe o novo Kabolt-X, um eixo flutuante de rosca leve, exclusivo para as novas 36 e 38, que não só reduzem alguns gramas, mas também aumentam a resistência à torção por meio de seu design de parafuso de aperto simples e sem mangas. A nova 40 utiliza um design de eixo flutuante de parafuso de duplo aperto para fornecer rigidez máxima para utilização em corridas de downhill.
O alinhamento do chassi deve ser redefinido de cada vez que a roda dianteira for removida e recolocada nos eixos flutuantes Kabolt-X e 40, mas o resultado final é o mesmo – alinhamento perfeito e desempenho perfeito.
CANAIS DAS PERNAS INFERIORES
À medida que uma suspensão se comprime, o volume de ar nas pernas diminui, aumentando a pressão do ar. Quanto mais a suspensão comprime, mais a pressão aumenta. Esse efeito pode ter a consequência indesejada de impedir que seja alcançado o curso completo.
Os canais da FOX, na parte inferior da perna, ajudam a minorar esse problema, aumentando drasticamente o volume de ar nas pernas e, assim, reduzindo o aumento de pressão adicional indesejada.
Outro benefício destes canais é que o óleo da perna inferior é circulado para os alcances das pernas superiores, lubrificando continuamente os anéis de espuma e os casquilhos à medida que a suspensão comprime e descomprime ao longo do seu curso.
SANGRADORES
Os sangradores da FOX, na perna inferior permitem a equalização da pressão atmosférica com o simples toque de um botão. O aumento da pressão na parte inferior das pernas diminui drasticamente o desempenho da suspensão, impedindo o deslocamento total e diminuindo os pequenos amortecimentos.
ARCO DA PERNA INFERIOR
A relação rigidez/peso é a derradeira métrica para o design de bicicletas. Os engenheiros investem inúmeras horas examinando cada grama de material, num esforço para otimizar essa taxa crítica. A nova 38 foi revista em todo o lado, retirando todos os gramas possíveis e certificando-se de que não compromete os requisitos de rigidez ou força dos passeios de Enduro duros e longos.
Os designs modernos dos quadros e as tendências da geometria, exigem soluções modernas de design de suspensão. O design do arco das novas 36, 38 e 40 foi projetado para combinar perfeitamente com as modernas bicicletas de Enduro e Downhill. Os perfis dos tubos da testa são cada vez mais largos e os offsets das suspensões são cada vez menores. A nova forma de arco da FOX, tem em consideração essa necessidade, projetando-se para a frente para fornecer uma ampla folga do tubo da testa em plena compressão.
Técnicas de modelagem por computador de última geração ajudaram a FOX a criar uma forma orgânica da perna inferior, que otimiza a rigidez com a quantidade mínima de material.
DIREÇÃO ELÍPTICA (APENAS NA 38)
O tubo de direção elíptico da 38 é uma das muitas maneiras de como a FOX otimizou ainda mais a relação rigidez/peso, colocando mais material apenas onde é necessário e eliminando cada grama dele onde não o é.
GRIP2
O amortecimento GRIP2 é a referência para uma qualidade de condução incomparável e ajuste de precisão ultra-rápido. Para 2021, a FOX eleva o GRIP2 ao próximo nível, adicionando a tecnologia VVC patenteada, ao circuito de compressão.
O VVC é um sistema proprietário de controlo de válvula variável que permite o ajuste fino externo do desempenho da suspensão. Como o GRIP2, consegue-se com recurso ao toque de um botão, o que normalmente requer a tarefa demorada e complicada de desmontar e remontar completamente a suspensão.
FLOAT EVOL
A tecnologia EVOL aumenta o volume negativo do amortecimento pneumático, otimizando a sensibilidade aos pequenos impactos. A curva de amortecimento linear do EVOL oferece maior amplitude, suporte extra a meio do curso e progressão de fundo mais ajustável.
Os benefícios do EVOL são aprimorados ainda mais, pelos novos canais e sangradores da perna inferior, que reduzem a pressão do ar capturada nas pernas inferiores, permitindo que o amortecimento a ar EVOL opere livremente sem interferências indesejadas.
Para 2021 a FOX também disponibiliza guarda lamas:
HERITAGE COLLECTION
A edição limitada Heritage Collection 2021, inspira-se nas 36 e 40 originais – as suspensões icónicas que moldaram o enduro moderno e o downhill há 15 anos. As novas 38 inauguram uma nova era de enduro exigente e de longa duração e são adornadas com uma tonalidade distinta pistachio, comemorando este momento histórico e mantendo a tradição de lançar suspensões que definem categorias, numa coloração de edição limitada muito especial.
Todas as suspensões Heritage Collection apresentam botões de ajuste especiais pretoss, um eixo Kabolt-X e incluem um kit gráfico correspondente, compatível com todos os modelos de amortecedores FOX de 2021 e 2020.
As suspensões Heritage Collection estão disponíveis em números extremamente limitados apenas no momento do lançamento. Uma vez esgotadas, não irão voltar.
FOX FLOAT X2 & FOX DHX2
Duplica para ganhar. Os novíssimos FLOAT X2 e DHX2 mudam tudo, incluindo o jogo. Esta dupla premiada que desafia a gravidade e não se detém por nada, especialmente nem a si.
Ambos os modelos ostentam uma reformulação completa para 2021, incluindo novos chassis, sistemas de amortecimento e ajuste HSC e HSR de 8 cliques correspondentes – seguindo os passos dos seus primos GRIP2.
Apresentando amortecedores progressivos MCU que evitam atingir o seu limite, exclusivos para as especificações de cada amortecedor, estes gémeos fraternos têm a garantia de o levar até ao fundo – sem precisar bater no fundo.
Toda a info sobre a gama FOX 2021 em www.ridefox.com, distribuidor para Portugal www.bicimax.pt.