Depois de uma temporada memorável de 2022, na qual o UCI Mountain Bike Eliminator deu grandes passos, não conseguimos pensar em nenhum cenário melhor para o final e maior capítulo deste ano: Barcelona, a mundialmente famosa metrópole espanhola, recebeu o Campeonato do Mundo de Mountain Bike Eliminator 2022.
Entre a Plaça d’Espanya e o majestoso Palácio Nacional de Montjuïc, a batalha pelas míticas listas do arco-íris foi decidida num trilho urbano curto, mas espetacular, com alguns obstáculos artificiais renovados e a já icónica descida da escadaria. As condições meteorológicas eram perfeitas e as estrelas eliminatórias estavam empolgadas para terminar a sua temporada de 2022 com um grande estrondo.
Os dois atuais campeões do mundo não falharam a partida: Gaia Tormena e Simon Gegenheimer venceram os contrarrelógios de qualificação. Nenhuma surpresa, mas um dos favoritos foi imediatamente eliminado nos oitavos de final: depois de vencer a sua primeira ronda da Taça do Mundo da UCI no início deste ano, Quentin Schrotzenberger saiu devido a problemas mecânicos.
Nos quartos de final e semifinais seguintes, alguns competidores mais importantes não conseguiram conquistar uma vaga nas grandes finais: Marcela Lima, Didi de Vries, Felix Klausmann e Jeroen van Eck, para citar alguns.
Os principais favoritos, no entanto, chegaram às grandes finais. Na decisiva prova feminina, Tormena teve que enfrentar uma dupla francesa, mas correu tudo bem: a italiana de 20 anos liderava toda a prova, conseguindo segurar Coline Clauzure (2ª) e Noemie Garnier (4ª) conquistando terceiro título mundial UCI na sua carreira ainda muito jovem.
Depois de uma temporada convincente em que também reinou na UCI MTB Eliminator World Cup, Tormena provou mais uma vez que é a mulher a ser observada no que por aí vem. No entanto, com prata para Clauzure e bronze para a sueca Ella Holmegaard, dois outros jovens talentos completaram o pódio.
Na categoria masculina, a temporada não poderia ter um final melhor: um bom e velho duelo entre dois ícones eliminadores, Gegenheimer e Titouan Perrin-Ganier.
Foi Perrin-Ganier quem saiu melhor das boxes de partida, mantendo a liderança até à linha de meta, conquistando assim o quinto título do Campeonato Mundial da UCI da sua rica carreira. Apesar de uma temporada memorável, Gegenheimer ficou num dececionante segundo lugar.
Na batalha pelo bronze, Ricky Morales conseguiu vencer o talento austríaco Theo Hauser. Foi a primeira vez no ciclismo que um homem de Porto Rico consegue subir no pódio de um Campeonato do Mundo da UCI.
“Isto é incrível. A cereja no topo do bolo, posso dizer”, desabafou Gaia Tormena, antes de dar o pontapé inicial na sua temporada de descanso. “Eu já sabia que Barcelona é uma pista adequada para mim. Eu realmente adoro-a. E eu estava tão calma e focada também na bateria final. Nem parecia que eu estava a participar no Campeonato do Mundo de Mountain Bike Eliminator. Mas ao ver todos os arco-íris após a linha de meta, comecei a perceber que ganhei o meu terceiro título do Campeonato do Mundo da UCI. Incrível!”
“Não tenho palavras”, disse um muito emocionado Titouan Perrin-Ganier que deu as boas-vindas ao seu quinto título mundial da UCI. “Tivemos uma temporada super longa e difícil na Taça do Mundo de Mountain Bike Eliminator, na qual lutei muitas grandes batalhas com Simon. Ele ganhou muitas delas, eu terminei em segundo muitas vezes. ‘A fundo, a fundo’: era a única coisa que estava hoje na minha cabeça. Antes da reta final, eu disse a mim mesmo: ‘hoje, chega de segundos lugares’. E conquistei outro arco-íris!”
Resultados masculinos – 2022 UCI Mountain Bike Eliminator World Championships Barcelona
1. Titouan Perrin-Ganier (FRA)
2. Simon Gegenheimer (GER)
3. Ricky Morales (PUR)
4. Theo Hauser (AUT)
5. Jeroen van Eck (NLD)
Resultados femininos – Campeonato Mundial UCI Mountain Bike Eliminator 2022 Barcelona
1. Gaia Tormena (ITA)
2. Coline Clauzure (FRA)
3. Ella Holmegard (SWE)
4. Noemie Garnier (FRA)
5. Isaure Medde (FRA)
Todas as informações em www.citymountainbike.com.