PUB

Gabriel Baptista foi o sexto classificado na prova de Scratch do Campeonato do Mundo de Pista para Juniores, disputada na noite de quinta-feira, em Cali, Colômbia.

Devido ao elevado número de inscritos, foi necessário fazer duas séries de apuramento para a final, fase competitiva que Gabriel Baptista ultrapassou, na estreia pessoal em Campeonatos do Mundo.

PUB

A final decorreu de forma equilibrada, apenas com um corredor a conseguir dobrar o pelotão e a ganhar a vantagem que lhe permitiu chegar à medalha de ouro. Foi o russo Ruslan Kuznetsov, a correr sob bandeira neutra por imperativos políticos.

Gabriel Baptista manteve-se no pelotão que discutiu as restantes posições de pódio e acabou nas primeiras posições, fechando a prova no sexto lugar. A medalha de prata foi para o britânico Matthew Brennan e a de ouro para o dinamarquês Conrad Haugsted.

Gabriel Baptista sexto classificado no scratch do Campeonato do Mundo de Pista para JunioresPatrícia Duarte também esteve em pista no final de dia de quinta-feira e também ela se viu obrigado a ultrapassar uma ronda de apuramento para poder discutir a final. Mas no caso da júnior feminina aconteceu na disciplina de eliminação.

Tendo sido uma das 21 apuradas para a corrida decisiva, a jovem portuguesa, a disputar o primeiro Mundial da carreira, conseguiu ser a sétima corredora a ser eliminada, o que lhe valeu a 15.ª posição final. A vitória foi para a italiana Anita Baima, que teve no pódio a companhia da britânica Isabel Sharp e da japonesa Ayana Mizutani.

Nesta sexta-feira e primeiras horas de sábado, os dois portugueses regressam ao velódromo de Cali. Gabriel Baptista vai disputar a qualificação de corrida por pontos às 15h30, enquanto Patrícia Duarte tem a qualificação para o concurso feminino de omnium 50 minutos depois. Em caso de apuramento, Gabriel Baptista disputa a final da corrida por pontos às 23h05. O concurso feminino de omnium decorre entre as 18h00 e as 0h35.

PUB