PUB

Portugal terminou, na noite de sábado, a participação no Campeonato do Mundo de Pista para Juniores, em Cali, Colômbia, com o 12.º lugar de Gabriel Baptista em omnium e a 14.ª posição de Patrícia Duarte na perseguição individual.

Após garantir o acesso ao concurso olímpico, passando a fase de apuramento, Gabriel Baptista começou da melhor forma. Ganhou uma volta ao pelotão e foi o primeiro classificado no scratch, primeira das quatro provas pontuáveis.

PUB

Seguiu-se uma menos conseguida corrida tempo, na qual o português não foi além do 16.º lugar. O décimo posto na eliminação deixou Gabriel Baptista com 72 pontos à entrada para a corrida por pontos, decisiva nas contas do omnium. Na última prova, o português pontuou em dois sprints, concluindo a participação no Mundial com 75 pontos, no 12.º lugar.

O ucraniano Daniil Yakovlev conquistou a medalha de ouro, com 115 pontos, mais cinco do que o esloveno Zak Erzen e mais nove do que o alemão Bruno Kessler.

Gabriel Baptista 12.º em omnium do Campeonato do Mundo de Pista para JunioresPatrícia Duarte teve uma participação dupla na jornada de sábado. Na corrida por pontos, disciplina em que ganhou uma medalha de bronze no Europeu de Anadia, no mês passado, a portuguesa não conseguiu qualificar-se para a final.

Na perseguição individual, a corredora portuguesa fez uma prova em crescendo, mais forte no segundo quilómetro do que no primeiro, parando o cronómetro no 2’30’’576. A italiano Federica Venturelli conquistou a medalha de ouro, mas fez mais do que isso. Na ronda de qualificação marcou um novo recorde mundial, 2’15’’678. A colombiana Juliana Londoño ficou com a medalha de prata e o bronze viajou para a Austrália, na bagagem de Felicity Wilson-Haffenden.

“Fizemos um bom Campeonato, cumprindo integralmente os objetivos propostos e definidos para esta competição”, afirma o selecionador nacional, Gabriel Mendes, em jeito de balanço da participação portuguesa.

PUB