A mais recente inovação em tecnologia de selins está aqui, o primeiro selim de bicicleta impresso digitalmente o fizik Antares Versus Evo 00 Adaptive.

Com base na plataforma Antares Versus Evo 00 da fizik, o selim Adaptive é um selim de alto desempenho em fibra de carbono de elevada modulação, que oferece transferência de potência e peso incomparáveis​, ​ num design de canal completo que oferece alívio da pressão nos tecidos moles.

Os benefícios da impressão 3D

Graças ao método inovador de produção, a fizik conseguiu desenvolver o primeiro selim Adaptive, cinco vezes mais rapidamente que os métodos industriais tradicionais, criando e testando centenas de iterações no terreno.

Sendo adequada para produção em massa, esta tecnologia refaz completamente o processo de fabrico tradicional, acelerando e ultrapassando todas as fases intermediárias.

O acolchoamento do selim Adaptive é fabricado pela Carbon (uma empresa de fabrico digital sedeada em Silicon Valley) usando a sua revolucionária tecnologia Digital Light Synthesis.

O DLS é um processo de fabrico aditivo que emprega projeção digital de luz ultravioleta, óptica permeável ao oxigénio e resinas líquidas programáveis ​​para produzir peças com excelentes propriedades mecânicas, resolução e acabamento da superfície.

Desenvolvimento

Usando a tecnologia Carbon, biomecânicos e os engenheiros têm uma oportunidade sem precedentes: projetar e fabricar várias zonas funcionais no selim, ajustando cada uma delas separadamente para propriedades mecânicas específicas.

Analisando os dados recolhidos dos sistemas de mapeamento de pressão, a fizik conseguiu estabelecer como os selins ofereceriam uma condução mais suave, combinando amortecimento, estabilização e retorno de energia para uma transferência de energia mais eficiente.

As zonas corporais têm características diferentes: com fluxo sanguíneo diferente entre ossos ísquios, áreas de tecidos moles e nervos, cada área precisa de apoio específico em todas as posições de condução.

Testado em laboratório, comprovado na estrada

Ciclistas profissionais e amadores foram testados, tanto nos laboratórios da fizik como na estrada.

Durante cada fase de desenvolvimento, todas as iterações foram cuidadosamente testadas. Foi colocado um grande foco no entendimento de como os padrões de pressão mudam de acordo com diferentes geometrias da bicicleta, posições e estilos de condução.

O resultado é que o selim é composto por quatro zonas, cada uma com as suas propriedades distintas de amortecimento e mecânicas, unidas sem que se notem. Elas são:

  1. Nariz – Suporta o atleta enquanto pedala na posição mais aerodinâmica.
  2. Meio – Suporta o ciclista enquanto pedala com as mãos nos topos: proporcionando a quantidade certa de estabilidade e apoio, mantendo um fluxo sanguíneo saudável.
  3. Zona isquiática – suporta os ossos com uma variação de compressão que proporciona conforto e equilíbrio.
  4. Traseira – Proporciona um amortecimento suave nas raras ocasiões em que o ciclista precisa de uma posição mais para trás.

Equipas profissionais

Os ciclistas de algumas das equipas profissionais patrocinadas pela fizik: Team Ineos, Team Jumbo Visma e Movistar Team – testaram o selim Adaptive durante os campos de treino e vão usá-lo durante vários eventos do WorldTour este ano.

Manutenção

O Adaptive é muito fácil de limpar. Mesmo em condições extremas, basta uma mangueira de água simples. O Adaptive passou por testes climatéricos mais severos, de -20 a + 70 ℃, até testes extremos de resistência a UV e à abrasão.

Especificações do selim fizik Antares Versus Evo 00 Adaptive:

Disponível em duas larguras:

139mm

  • Dimensões: 274x139mm
  • Peso: 147g
  • Altura na largura de 75mm: 54mm
  • Comprimento do nariz à largura de 75 mm: 151 mm

146mm

  • Dimensões: 274x146mm
  • Peso: 154g
  • Altura na largura de 75mm: 54mm
  • Comprimento do nariz à largura de 75 mm: 151 mm

Mais informações em www.fizik.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome