A Equipa Portugal foi hoje a 12.ª classificada na prova de madison do Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, Holanda, um resultado que consolida as aspirações nacionais de qualificação para os Jogos Olímpicos.
A dupla formada por Iuri Leitão e Rui Oliveira manteve-se no pelotão principal ao longo das 200 voltas – 50 quilómetros – conseguindo um ponto num dos sprints, o que valeu a Portugal a 11.ª posição.
Este resultado, não parecendo muito vistoso, é importante nas contas de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Portugal recuperou 40 pontos para a Bielorrússia, nação imediatamente à frente dos portugueses no ranking. Além disso, aumentou a diferença para as nações europeias que perseguem Portugal na tabela qualificativa para os Jogos, ganhando 60 pontos à Irlanda e 80 à Rússia.
Os dinamarqueses Lasse Norman Hansen e Michael Morkov estiveram imperiais na luta pelo pódio, conquistando a medalha de ouro, com 52 pontos, mais 15 do que os holandeses Jan-Willem van Schip e Yoeri Havik e do que os alemães Maximillian Beyer e Theo Reinhardt, que terminaram na segunda e na terceira posição, respetivamente.
O Campeonato da Europa foi muito positivo para Portugal, que conquistou uma medalha de bronze, por intermédio de Maria Martins, em scratch. Nas disciplinas olímpicas de omnium e de madison, os portugueses reforçaram posições entre as nações favoritas a garantir o passaporte para Tóquio.