Como escolher o pneu de montanha adequado?

502

Com a quantidade de tipos de pneus para montanha existente, desenhos diferentes de piso com diâmetros e larguras variadas, a escolha de um pneu pode tornar-se difícil.

Na hora de comprar um par de pneus novos, é importante escolher o tipo de pneu que melhor se adapte ao teu estilo de condução e à tua bicicleta. Por isso, descobre qual é o piso de rolamento ideal tendo em conta o terreno em que vais rolar e, finamente, certifica-te de que o diâmetro e a largura são os corretos para as tuas rodas e quadro.

Damos algumas dicas para ajudar-te:

TIPOS DE PNEUS
Pneus Bontrager XR: são concebidos para cross country e trilhos em geral. A gama XR abrange a maior variedade de tipos de terreno e estilos de ciclismo de montanha. É por isso que, se não tens a certeza de qual escolher, provavelmente a melhor opção é o XR.

Pneus Bontrager SE: significa super enduro. Estes pneus possuem uma carcaça altamente resistente que proporciona uma melhor proteção contra os furos sem aumentar o peso, como ocorre no caso dos pneus de downhill. Os pneus SE são ideais para terrenos mais extremos e, claro, para enduro, onde o risco de furo ou corte é maior.

Pneus Bontrager G Series: são para gravidade, ou downhill. São construídos para descidas agressivas, slopestyle e competições em bikeparks.

 

Pneus Bontrager Fat: estes são os nossos pneus de grande volume concebidos para as fatbikes. Cada um destes pneus tem o nome de uma criatura mitológica. Cada história mitológica geralmente indica o uso para o qual se destinam. Por exemplo, “Gnarhwal” é o nome inglês de uma baleia com um chifre. Gnarhwal é o nosso pneu de inverno para fatbikes que permite o uso de pitões. São perfeitos para rolar no gelo, que é o habitat natural do Gnarhwal.

PISO DE ROLAMENTO
Então, uma vez que saibas qual dessas famílias é a mais adequada, é hora de pensar sobre o desenho e relevo do piso.
Os pneus Bontrager são acompanhados por uma numeração de zero a cinco. Os pneus com números mais baixos são os mais rápidos em terrenos compactos. À medida que a numeração aumenta, o pneu vai tendo tacos maiores para agarrar no terreno solto e garantir maior tração. Assim, enquanto o XR1 é ótimo para circuitos de cross country com terreno compacto, o XR4 é melhor para terrenos rochosos ou soltos.

LARGURA DO PNEU
Os mais estreitos são os mais leves. Os pneus mais largos têm maior superfície de contacto com o solo e oferecem melhor tração. Todas as bicicletas têm espaço limitado entre o pneu e o quadro. Certifica-te de que o passo de roda, ou o espaço existente para o pneu, é suficiente para o modelo que escolheste, tanto no quadro atrás como na suspensão dianteira.

PREÇO
Em geral, quanto mais caro, mais leve e flexível é, e também oferece melhor performance, como por exemplo ser compatível com tubeless.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome