A Equipa Portugal de BTT compete em duas frentes no próximo fim de semana, disputando o Campeonato da Europa de Maratona (XCM), no sábado, na Noruega, e a Taça do Mundo de XCO, no domingo, em Andorra.
Para o Campeonato da Europa de XCM, o selecionador nacional, Pedro Vigário chamou José Dias e Tiago Ferreira, dois corredores da DMT Racing Team. Depois de já ter sido campeão e vice-campeão mundial e europeu, Tiago Ferreira é sempre uma referência na luta pelas posições cimeiras. Na prova de Kvam – Lillehammer não será diferente.
Os candidatos ao título europeu vão encontrar um percurso de 90 quilómetros, com um desnível acumulado positivo de 3000 metros. A maior parte da corrida, 53 quilómetros, será disputada sobre terra, mas há ainda que contar com 25 mil metros de gravilha e 12 quilómetros asfaltados. A partida será dada às 11h00.
“O percurso é exigente e está muito frio. Vamos fazer tudo para estar na luta pelas medalhas”, resume Pedro Vigário.
No dia seguinte, em Vallnord, Andorra, corre-se mais uma etapa da disciplina olímpica de BTT. A Equipa Portugal estará presente na prova feminina de sub-23, alinhando com Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão) e com Marta Branco (Maiatos).
O objetivo para as duas corredoras passa por melhorar prestações anteriores “e dar continuidade ao trabalho de aprendizagem e de desenvolvimento. Neste caso, a aprendizagem passa por correr em condições diferentes das provas anteriores, porque será uma prova em altitude”, explica o selecionar nacional.
Além das duas representantes da Equipa Portugal, a proximidade com Portugal permite que a delegação portuguesa tenha um total de 13 corredores, a maioria em representação das respetivas equipas.