O madeirense Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) ganhou hoje a sexta e última prova da Taça Cyclin’Portugal de Downhill (DHI), na Madeira, conquistando a Taça.
O campeão nacional de elite, Vasco Bica (MS Racing Portugal), até começou melhor, vencendo a manga de qualificação. No entanto, na descida decisiva, Emanuel Pombo não deu qualquer hipótese aos concorrentes. Terminou com 2’47’’49, menos 3,89s do que Francisco Pardal (Penacova DH/UD Lorvanense) e menos 5,65s do que Vasco Bica.
A visita à Madeira – algo que não acontecia há 13 anos – fechou as contas da Taça Cyclin’Portugal. Emanuel Pombo terminou na frente, com 995 pontos. Francisco Pardal foi o segundo, com 725, e Vasco Bica fechou o pódio, com 702.
A individual Margarida Bandeira foi a melhor feminina de elite na corrida deste domingo, relegando Ana Costa (Venda do Sócio/Mel de Cana Ribeiro Seco) e Filipa Peres (RG/Centro Óptico de Fafe) para a segunda e terceira posições, respetivamente. Na geral da Taça foi, todavia, Filipa Peres a vencedora.
Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes) fez o pleno na categoria júnior, ganhando na Madeira e impondo-se na geral. O mesmo fizeram os cadetes Tiago Ladeira e Carolina Claro (Casa do Povo de Abrunheira), o master 30 Daniel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo) e o master 50 José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de São Brás). Maurício Conceição (RG/Centro Óptico de Fafe) foi o melhor master 40 neste domingo, mas o ausente Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de São Brás) segurou a vitória na Taça.
Os algarvios do MCF/Xdream/Município de São Brás conquistaram a Taça Cyclin’Portugal por equipas, apesar do triunfo coletivo do Ciclo Madeira Clube Desportivo na corrida da região de onde é oriunda esta agremiação.