O Eurosport orgulha-se de ser ‘A Casa do Ciclismo’ e durante o mês de outubro emite mais de 20 horas em direto de seis corridas em quatro países.

Eurosport Ciclismo
© Getty Images

Apesar das ‘Três Grandes Voltas’ (Giro, Tour e Vuelta) já terem acabado, o Eurosport continua a mostrar aos fãs de ciclismo algumas das principais provas do calendário, numa altura em que a época se aproxima do fim.

A partir de 1 outubro, e até dia 6, as tardes do Eurosport 1 são dedicadas à Volta à Croácia. Entre as 14:00 e as 16:00 desfrute em direto de toda a ação desta corrida que atravessa algumas das paisagens mais bonitas deste país dos Balcãs. Em 2019, a Volta à Croácia realiza-se pela primeira vez em outubro, contrariamente a outros anos em que se corria no mês de abril. No histórico de campeões das últimas edições constam os nomes de Maciej Paterski (2015), Matija Kvasina (2016), Vincenzo Nibali (2017) Kanstantsin Siutsou (2018).

Já no próximo fim-de-semana, os fãs vão poder ver cinco clássicas de grande qualidade. No sábado, dia 5 de outubro, a tarde do Eurosport 1 (14:30) é dedicada ao Eurometróple Tour ou Volta à Eurometrópole, uma clássica belga de longa tradição cumprindo este ano a sua 79.ª edição. O Eurometróple Tour é a primeira de três corridas que se realizam em solo belga num espaço de quatro dias. Seguem-se as clássicas Famenne Ardenne Classic e a Binch-Chimay-Binche.  No ano passado, o triunfo coube ao neozelandês Daniel McLay (Fortuneo-Oscaro).

Eurosport Ciclismo
© Getty Images

Já no Eurosport 2, praticamente à mesma hora (14:00), vai para a estrada o Giro dell’Emilia ou Volta à Emilia, uma prova de ciclismo de estrada de um dia que se realiza todos os anos na região de Emilia-Romagna, em Itália. É considerada uma das mais importantes clássicas europeias do calendário da UCI.

A primeira edição remonta a 1909 e integra o Circuito Europeu desde 2005. A meta do Giro dell’Emilia situa-se em San Luca, localidade com uma dura subida que os ciclistas têm de enfrentar, após percorrerem um circuito na cidade de Bolonha e um total de mais de 200km pela região. No ano passado, o triunfo coube ao italiano Alessandro De Marchi (BMC Racing).

Já diz o ditado: “Não há duas sem três” e, no domingo de 6 de outubro, os espetadores vão poder ver três clássicas de seguida em direto no Eurosport 1: a Fammenne Ardenne Classic, a Volta a Vendée e o Gran Premio Bruno Beghelli. A partir das 14:00, acompanhe as duas últimas horas da Fammenne Ardenne Classic, uma das mais recentes clássicas de ciclismo belga criada apenas em 2017.

© Getty Images

Tem partida marcada para La Louviere e a meta está situada 176 km depois em Tournai. A primeira edição da Fammenne Ardenne Classic foi ganha pelo holandês Moreno Hofland enquanto o canadiano Guillaume Bouvin conquistou a segunda realizada no ano passado.

Segue-se às 17:00, a 48.ª edição da Volta a Vendée, uma emocionante clássica de grande tradição que faz parte da Taça de França. Este ano, o pelotão terá de cumprir 199,5 km com partida marcada para Challans e destino final em La Roche-sur-Yon. Aí os ciclistas terão de cumprir três voltas de 6,6 km cada a um circuito urbano antes de cortarem a meta. Em 2018, o triunfo coube ao alemão Nico Denz (AG2R La Mondiale). Quem será o novo campeão.

E ao fim do dia, a partir das 18:00, veja a última hora de corrida da 24.ª edição do Gran Premio Bruno Beghelli. Esta clássica que faz calendário da Taça de Itália de ciclismo realiza-se anualmente na cidade de Monteveglio, perto de Bolonha. A corrida, com perto de 200 km, recebe o nome do pai do fundador do Grupo Beghelli, Gian Pietro Beghelli.

© Getty Images

Ao longo de quase um quarto de século de história triunfaram grandes nomes da modalidade como Mario Cipollini, Stefano Zanini, Dario Cataldo, Damiano Cunego, Sonny Colbrelli ou Luis Léon Sanchez. No ano passado, a vitória foi garantida pelo holandês Bauke Mollema (Trek Segafredo).

Um leque variado de provas de grande qualidade para acompanhar no arranque de Outubro nos canais Eurosport – ‘A Casa do Ciclismo’.

Deixar uma resposta