Terminou o primeiro estágio da época da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, que escolheu Águeda, Capital da Bicicleta e município que acolhe a sede da estrutura, para preparar a entrada em 2021.
A estreia competitiva acontece já no próximo sábado, dia 3 de abril, com a participação internacional da EFAPEL no XXII Gran Premio Miguel Induráin, em Navarra, no norte de Espanha.
Entre os dias 23 e 27 de março, Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, comandou os trabalhos que se centraram na preparação de toda a formação para iniciar a época, que arranca mais tarde do que o habitual em virtude da pandemia de Covid-19, que obrigou a adiar as datas do calendário velocipédico nacional e internacional.
António Carvalho, Luís Mendonça, Rafael Reis, Frederico Figueiredo, Javier Moreno (espanhol), André Domingues, Fábio Costa, Mauricio Moreira (uruguaio) e Fábio Fernandes estiveram em Águeda. A rotina destes corredores começava cedo, com as manhãs e inícios de tarde preenchidos pelos treinos que Rúben Pereira planificou com diferentes níveis de intensidade. De regresso ao In Gold Hotel & Spa, uma das unidades hoteleiras parceiras da EFAPEL e onde a equipa ficou instalada, após o almoço houve massagem.
Do programa do estágio também fez parte uma sessão com a comissária internacional Isabel Fernandes, que pelo segundo ano consecutivo abordou as alterações aos Regulamentos da UCI com os corredores e o staff da equipa, esclarecendo todas as dúvidas existentes.
Ainda houve uma produção de fotografia e vídeo, momento este muito esperado porque permitiu aos atletas um primeiro contacto com o novo equipamento, que ainda não foi apresentado oficialmente.
“Foi muito bom estarmos na nossa nova casa, no território de Águeda. Escolhemos este local para treinar e assim realizar o primeiro estágio mais concentrado do início da época. Fizemos um trabalho mais específico de preparação para o Gran Premio Miguel Induráin e Águeda reúne essas condições: boas estradas e percursos que nos oferecem as circunstâncias que procurávamos”, explicou Rúben Pereira. Este estágio serviu também para “criar bom ambiente no grupo, para que seja feito um bom trabalho de equipa e acima de tudo para fortalecer os laços já criados e que serão muito importantes para o decorrer da época”, rematou o dirigente.
A EFAPEL tem a partir de agora todas as energias concentradas no dia 3 de abril. Além da estreia da época a estrutura vai promover os seus patrocinadores e parceiros, bem como o território de Águeda, numa importante prova, de nível internacional e que homenageia um nome maior do ciclismo, o espanhol Miguel Induráin, que venceu o Tour de France durante cinco anos consecutivos.