O Grande Hotel de Luso, na Vila de Luso, concelho da Mealhada, recebeu o primeiro estágio, pré-época, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, entre 15 e 18 de dezembro.
Uma oportunidade para os atletas se conhecerem melhor e criarem os primeiros laços, um estágio “importante, principalmente por haver muitas entradas novas. Foi o início de tudo o que queremos fazer em 2021, o trabalho de base e que pretendeu unir a equipa”, explicou Rúben Pereira, que comanda a estrutura.
Após uma reestruturação profunda e a apresentação oficial dos dez corredores que vão integrar a Equipa, a EFAPEL rumou ao Luso, onde desfrutou do conforto do seu parceiro Grande Hotel de Luso e de toda a natureza que o envolve, proporcionada pela Mata Nacional do Buçaco. O local ideal para este primeiro contacto entre todos.
Do dez que compõe o elenco renovado da EFAPEL, apenas o russo Alexander Evtushenko não esteve presente neste estágio pré-época. Mas a dupla António Carvalho e Luís Mendonça, que transitaram da anterior temporada e os novos reforços – Rafael Reis (Feirense), Frederico Figueiredo (Atum General/ Tavira/ Maria Nova Hotel), Fábio Costa e André Domingues (Kelly/ Simoldes/ UDO), o uruguaio Mauricio Moreira (Vigo – Rías Baixas), o espanhol Javier Moreno e Fábio Fernandes, que chega da escola de formação da Equipa, conviveram juntos durante quatro dias.
Várias foram as atividades desenvolvidas, sem grande exigência física, mas com base no trabalho de grupo, espírito de equipa e entreajuda, num ambiente descontraído e de convívio entre o renovado conjunto e o staff da Equipa. Foram feitos testes médicos e avaliações físicas aos atletas, caminhadas, aulas de boxe, palestras, questionários para conhecer os corredores e as primeiras refeições juntos. As relações humanas foram a prioridade, tendo em conta a preparação das primeiras competições da nova temporada.
Para Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL, “este primeiro estágio correu muito bem e fica marcado pelo bom convívio entre todos, houve espírito de grupo. Criámos memórias que certamente nos vão acompanhar ao longo de 2021”. O primeiro contacto entre os novos atletas “é sempre muito importante e vai definir o futuro”, disse. Com uma reestruturarão da equipa profunda, que teve como principal propósito alcançar todos os objetivos traçados para 2021, “acreditamos que reunimos as condições para fazer uma boa época, onde conjugamos corredores com experiência em competições internacionais e jovens promessas do ciclismo, mas que seguramente, juntos, vão trazer-nos várias conquistas”.