A Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL foi hoje, dia 20 de fevereiro, protagonista ao longo da primeira etapa da 45.ª Volta ao Algarve, que ligou Portimão, Cidade Europeia do Desporto, a Lagos, numa viagem de 199,1 km.

© João Calado

O holandês Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step) foi o vencedor desta quarta-feira, num sprint entre um grupo reduzido, em virtude de uma queda coletiva a 7 km da linha da meta.

PUB

Desde o tiro de partida, Pedro Paulinho destacou-se ao ser um dos cinco homens que integrou a fuga do dia. Fez primeiro lugar no Prémio de Montanha de 4.ª categoria (Aldeia dos Matos) e conquistou a primeira Meta Volante ao sprint (São Bartolomeu de Messines).

© João Fonseca

Ao passar a segunda Meta Volante, em Aljezur, na segunda posição, foi apanhado pelo pelotão. No entanto, na Classificação do Prémio de Montanha tem os mesmos pontos de David Ribeiro (LA Alumínios-LA Sport), que vestiu hoje a Camisola Azul Águas do Algarve.

Ao quilómetro 147, depois do grupo inicial fraquejar, destacava-se a dupla EFAPEL Sérgio Paulinho e Antonio Angulo, que acabaria por ser controlada à distância pelo pelotão, que anularia esta frente da corrida a 23 km da meta.

© João Calado

Para Américo Silva, diretor desportivo da EFAPEL, “saímos com a firme convicção de sermos protagonistas nesta etapa e conseguimos os objetivos a que nos propusemos. Temos a Classificação da Montanha, com o Pedro Paulinho empatado pontualmente com o David Ribeiro”, estando os dois com cinco pontos.

© João Calado

Para amanhã, “vamos tentar fazer o mesmo”, disse Américo Silva. Esta quinta-feira será um dos pontos altos da 45.ª edição da Algarvia, com uma etapa com o final mítico no Alto da Fóia, em Monchique, após estarem percorridos 187,4 km, que partem de Almodôvar às 12.10 horas. A chegada prevê-se que aconteça às 17 horas e vai coincidir com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria.

CLASSIFICAÇÕES:

CLASSIFICAÇÃO ETAPA
1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 199,1 km

1.º Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step), 04h52m59s
76.º Bruno Silva (EFAPEL), a 01m35s
86.º Niki Mihaylov (EFAPEL), mt
90.º Henrique Casimiro (EFAPEL), a 01m48s
98.º Rafael Silva (EFAPEL), mt
131.º Sérgio Paulinho (EFAPEL), a 04m11s
132.º Antonio Angulo (EFAPEL), mt
166.º Pedro Paulinho (EFAPEL), a 13m09s

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPAS
1.º Lotto Soudal (BEL), 14h38m57s
20.º EFAPEL, 14h43m55s

Deixar uma resposta