Entre hoje e 16 de agosto, a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL disputa o Campeonato Nacional de Estrada no concelho de Paredes. Do programa fazem parte provas de contrarrelógio e de fundo para corredores de Elite e Sub-23 masculinos.

Campeonato Nacional de EstradaA estrutura de Ovar parte para esta importante competição lusa com a ambição de lutar por uma camisola de Campeão Nacional, como aconteceu em 2013, conforme demonstra a foto.

É com o contrarrelógio individual que amanhã abre a competição. A EFAPEL vai apresentar quatro corredores de Elite para enfrentar um percurso de 18,1 km, com início às 14.30 horas na Zona Industrial de Gandra, terminando no Kartódromo de Baltar, em Paredes. São eles Jóni Brandão, António Carvalho, Tiago Machado e Sérgio Paulinho. Espera-os um traçado exigente, especialmente na segunda metade da prova.

Já as provas de fundo – Elite e Sub-23 – vão ter partida e chegada na Zona Industrial de Gandra, junto às instalações da empresa Majorfe. O escalão Sub-23, onde a EFAPEL vai estar representada por Diogo Almeida, arranca às 14.30 horas de sábado, dia 15. No total serão percorridos 138,2 km, terminando a corrida à oitava passagem pela meta, depois da entrada no circuito final de 12,9 km.

EFAPEL corre Campeonatos Nacionais para vestir bandeira lusaA prova de Elite encerra o programa no domingo e parte às 11 horas para 164,8 km de trajeto, com um acumulado de subida de 3480 metros. A diferença do percurso dos Sub-23 é que os Elites vão correr mais duas voltas ao circuito final. A EFAPEL vai estar em força nesta prova, com nove atletas: o líder Jóni Brandão, António Carvalho, Tiago Machado, Luís Mendonça, Sérgio Paulinho, Rafael Silva, César Fonte, Pedro Paulinho e Tiago Antunes.

EFAPEL corre Campeonatos Nacionais para vestir bandeira lusaAs corridas serão disputadas segundo as normas de segurança sanitária definidas para a retoma das competições de ciclismo. Adeptos na berma da estrada devem evitar as zonas de partida e chegada e aglomeração de público. A Federação Portuguesa de Ciclismo vai transmitir o direto online das provas através do seu site em www.fpciclismo.pt.

“A nossa estrutura já tem no seu palmarés alguns títulos e medalhas alcançadas nos Campeonatos Nacionais. É das provas mais marcantes do nosso calendário nacional e que pode distinguir de forma significativa uma equipa ou a carreira de um corredor. Por tudo isto vamos entrar na competição com o objetivo de dar o nosso melhor, vamos correr à EFAPEL”, referiu Rúben Pereira.

Campeonato Nacional de Estrada, concelho de Paredes:

Sexta-feira, 14 de agosto – Contrarrelógio Individual Elite, com 18,1 km
Sábado, 15 de agosto – Prova de Fundo Sub-23 Masculino, com 138,2 km
Domingo, 16 de agosto – Prova de Fundo Elite Masculina, com 164,8 km