PUB bikeinn_cod_728x90_por

A terceira edição do  começou com uma etapa bastante selectiva em que a Equipa EFAPEL esteve em destaque, em particular com Daniel Mestre, que conseguiu terminar na terceira posição depois de um apertado sprint. O ciclista alentejano foi, inclusivamente, o melhor português num dia em que o russo Dimitrii Strakhov venceu e o colombiano Wilmar Paredes Zapata ficou em segundo.

Com partida em Mêda e chegada a Figueira de Castelo Rodrigo, o pelotão do Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela pedalou num percurso com 177,2 quilómetros marcado pelo constante sobe e desce que o tornou muito selectivo. Afectado por alguns problemas digestivos, Daniel Mestre não teve um dia fácil. Mas contou com a ajuda e o trabalho dos seus companheiros para estar na discussão da corrida.

PUB

O conjunto liderado por Américo Silva foi uma das forças mais importantes no controlo das fugas. Foi deste modo que a formação pôde chegar a Figueira de Castelo Rodrigo em condições de lutar pela vitória, como é apanágio desta estrutura em todas as competições que participa.

Para o director desportivo, Américo Silva, o dia foi exigente, mas os objectivos foram cumpridos. “Estamos na luta. Foi uma etapa bastante dura com um percurso selectivo. Mas chegámos com os três ciclistas que tínhamos definidos para a geral individual entre os primeiros. A equipa fez um grande trabalho ao longo de toda a etapa para que não chegassem corredores em fuga”, explicou.

Ainda assim, a Equipa EFAPEL tem a noção que podia ter sido melhor, não fossem os problemas de saúde que afectaram Daniel Mestre. “Correu relativamente bem uma vez que estivemos na discussão da etapa. A vitória era o objectivo, mas não foi possível porque os adversários foram mais forte. Eu não estava a 100 por cento porque fui toda a etapa com dor de estômago e mal me consegui alimentar”, explicou o ciclista que espera recuperar completamente para as duas etapas que faltam desta competição.

Amanhã realiza-se a segunda etapa deste grande prémio internacional. São 193,9 quilómetros entre Sabugal e Seia. Espera-se, uma vez mais, um percurso exigente e selectivo. Pelo meio, os ciclistas vão discutir duas metas volantes e três contagens de montanha de segunda categoria.

Classificação na primeira etapa
1º    Dimitrii Strakhov        Lokosphinx                4h29m17s
2º    Wilmar Paredes Zapata    Manzana Postobon            m.t.
3º    Daniel Mestre        EFAPEL                m.t.

19º    Henrique Casimiro        EFAPEL                m.t.
20    Jesus del Pino        EFAPEL                m.t.
37º    Sérgio Paulinho        EFAPEL                a 2m21s
66º    Rafael Silva            EFAPEL                a 22m07s
79º    Marcos Jurado        EFAPEL                m.t.
82º    Bruno Silva            EFAPEL                m.t.

Classificação após a primeira etapa
1º    Dimitrii Strakhov        Lokosphinx                4h29m07s
2º    Wilmar Paredes Zapata    Manzana Postobon            a 4s
3º    César Fonte            W52/FC Porto            a 5s

5º    Daniel Mestre        EFAPEL                a 6s
19º    Henrique Casimiro        EFAPEL                a 10s
20    Jesus del Pino        EFAPEL                m.t.
37º    Sérgio Paulinho        EFAPEL                a 2m31s
65º    Rafael Silva            EFAPEL                a 22m17s
78º    Marcos Jurado        EFAPEL                m.t.
81º    Bruno Silva            EFAPEL                m.t.

PUB