A Ecovia 9, que um dia permitirá viajar em bicicleta desde a foz até à nascente do Rio Mondego em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, tem já identificada uma secção que percorre as cotas baixas e leito de cheia deste que é o mais longo rio exclusivamente português. Dos extensos arrozais e milharais, junto a Montemor-o-Velho, à Mata Nacional do Choupal nas portas de Coimbra este é um passeio que permite aos viajantes em bicicleta horas de pedaladas rodeados de natureza e de terras de cultivo, descobrindo a história local. E saboreá-la também!
Este passeio inicia-se bem no centro da Figueira-da-Foz, a cidade cuja praia tem uma longa tradição enquanto destino de veraneio. Depois de passarmos a estação de comboios pedalamos alguns quilómetros misturados com o tráfego automóvel, virando de seguida para uma estrada de acesso às extensas zonas de cultivo desta região. Passamos ao largo da central eléctrica de ciclo combinado e logo de seguida por baixo do ramal ferroviário que linha às Linhas do Norte e do Oeste. Avistamos as extensas zonas lodosas desta região pedalando em seguida ao lado de um dos muitos canais criados pelo homem para regadio e principalmente para controle de cheias, tão típicas no Estuário do Mondego. Chegamos rapidamente à Ereira, uma pacata aldeia com uma agradável praia fluvial.
Se o tempo assim o permitir, vá a banhos e reforce energeticamente num dos cafés da aldeia.
Segue-se o primeiro estradão em macadame, a caminho de Montemor-o-Velho, ladeado por extensos milharais.
Nesta vila não pode perder uma visita ao castelo e apreciar do alto a vastidão destas terras.
Seguimos viagem, desta vez pelo interior do Centro Náutico. Por aqui o treinador observa e incentiva os seus alunos de canoagem montado numa bicicleta, enquanto os acompanha ao longo dos 2 km de extensão deste centro construído num dos braços de água do Mondego.
Avançamos e logo à saída do Centro Náutico deparamo-nos com extensos campos de cultivo de arroz. Somos, de acordo com as estatísticas, o povo europeu que mais arroz consome todos os anos e o quarto maior produtor no espaço da U.E.
Seguimos agora um pouco para norte, para visitar uma das mais conhecidas aldeias desta zona, famosa pela sua doçaria conventual: Tentúgal. Como é obvio, aqui é um bom sítio para parar um pouco e degustar os mais famosos pastéis de Portugal, a seguir aos de bacalhau claro! Visite também o Convento de Nossa Senhora do Carmo, uma construção que remonta ao séc. XVI.
De Tentúgal saímos para nascente, continuando a avistar extensas áreas de arrozais alternadas aqui e ali por milharais. E é a caminho do Choupal, a espaço verde preferido dos conimbricenses, que avistamos alguns dos mais sui géneris condomínios de habitação: torres de transporte de electricidade carregadas até ao topo com ninhos de cegonha.
Avançamos Choupal adentro, arregalando os olhos que tanta diversidade de espécies arbóreas e diferentes tons de verde.
Chegamos por fim a Coimbra, terra dos estudantes e da saudade.
Termina aqui a sugestão para umas horas de pedaladas bem passadas, enquanto descobre o muito que esta região tem para oferecer a quem a visita em modo slow travel.
Nota importante:
Tanto a cidade da Figueira-da-Foz como Coimbra são servidas por transportes ferroviários. O Ramal de Alfarelos (Figueira-da-Foz) faz ligação com as Linhas do Norte e do Oeste. Desta forma pode planear um fim-de-semana a pedal pela secção 9.1, deslocando-se com a sua bicicleta em comboios CP de qualquer parte do país que tenha serviço de comboios de passageiros. Em todas estas linhas o transporte de bicicletas é permitido sem que as tenha de desmontar.
Promoção de fim de ano
30% OFF – Road Book 2017
Por ser nosso leitor, oferecemos-lhe um desconto de 30% na aquisição do Road Book 2017 onde poderá encontrar mapas detalhados, informação técnica e turística bem como os tracks GPS em formatos GPX e KML de todas as rotas já identificadas da Rede Nacional de Cicloturismo.
Para usufruir do desconto na aquisição do Road Book, vá a https://sellfy.com/p/VQrC/ e utilize o promo code abaixo.
Promo Code: ecoviasBTTlobo2017
Boas pedaladas.