Ecopista do Dão

331
Os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, a Associação de Municípios da Região Dão Lafões e a Refer, celebraram um protocolo com vista à recuperação da antiga Linha do Dão, desactivada, e transformaram-na na maior Ecopista de Portugal.

São mais de 48 quilómetros de Ecopista, assentes no antigo Ramal do Dão e, que unem estes três Concelhos através de uma forma suave de mobilidade.

O Município de Viseu inaugurou, inicialmente, um Percurso com cerca de 8 quilómetros, na Primavera de 2007. Posteriormente, este Percurso foi prolongado, juntando-se-lhe, mais tarde, os Percursos de Tondela e Santa Comba Dão, com a abertura oficial da Ecopista do Dão na sua plenitude, em meados de 2011.

Para além das muitas infra-estruturas de apoio e da iluminação pública, a Ecopista está identificada com diferentes cores para cada Município, vermelho para o Percurso de Viseu, verde para o de Tondela e Azul para o de Santa Comba Dão.

A Linha do Dão ligava a Linha da Beira Alta – na Estação de Santa Comba Dão – à Cidade de Viseu, numa extensão de 49.214 metros. Esta Linha, inaugurada a 25 de Novembro de 1890, foi a primeira via-férrea a chegar a Viseu, muitos anos antes da Linha do Vouga. Em Agosto de 1972 foi encerrado o serviço de mercadorias, seguindo-se em 25 de Setembro de 1988 o encerramento do restante serviço ferroviário da Linha do Dão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome